Grãos e soja subiram no pregão da madrugada após os estoques trimestrais de sexta-feira e os relatórios de área plantada do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os estoques de milho em 1º de março foram relatados em 7,4 bilhões de bushels, queda de 5% em relação ao ano anterior e o menor para a data em nove anos, informou o USDA em seu relatório. Os analistas esperavam 7,47 bilhões de bushels, de acordo com uma pesquisa da Reuters.
Os estoques de soja no início de março totalizaram 1,69 bilhão de bushels, ante 1,93 bilhão no ano anterior e previsões de analistas de 1,74 bilhão de bushels. Os estoques de trigo caíram 8% ano a ano, para 946 milhões de bushels. Ainda assim, isso superou as expectativas de 934 milhões de bushels. O USDA também divulgou seu relatório de plantio prospectivo, que mostrou que os agricultores pretendem plantar mais milho, soja e trigo este ano.
A área de milho aumentou 4%, para 92 milhões de acres, disse o governo. Os analistas esperam uma área de milho de 90,9 milhões de acres. As plantações de soja estão fixadas em 87,5 milhões de acres, um pouco acima do ano passado, disse a agência, mas abaixo das expectativas de 88,2 milhões de acres. A área de trigo está projetada para aumentar 9%, para 49,9 milhões de acres. Os analistas esperavam 48,8 milhões de acres.
Também impulsionando os preços do trigo nesta manhã está o clima extremamente seco nas planícies do sul, onde variedades de inverno vermelho-vivo estão crescendo. Alertas de bandeira vermelha foram emitidos para grande parte da região esta semana. Os contratos futuros de trigo para entrega em maio saltaram 11 1/4¢ para US$ 7,03 ½ o alqueire durante a noite na Bolsa de Comércio de Chicago, enquanto os futuros de Kansas City subiram 11 3/4¢ para US$ 8,89 ½ alqueire.