Publicado em 03/04/2023 09h40

Pelo 4º mês seguido, setor de Mineração apresenta saldo positivo de geração de empregos

Nesses quatro meses o setor aumentou em 401 o número de trabalhadores contratados com Carteira de Trabalho assinada, o que já representa uma tendência clara de aumento da atividade, destacou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Por: Semadesc - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

O setor de Mineração tem acompanhado a tendência da economia sul-mato-grossense e apresenta saldo positivo na criação de empregos pelo quarto mês consecutivo, o que indica crescimento sustentável na atividade. Conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, catalogados pela Coordenadoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), pelo quarto mês consecutivo o setor da Mineração vem aumentando o quadro de trabalhadores.

Em novembro do ano passado o saldo entre as demissões e admissões na Mineração foi de 172 novas contratações, em dezembro mais 64, janeiro 75 e em fevereiro, 90 trabalhadores foram acrescentados ao quadro. Nesses quatro meses o setor aumentou em 401 o número de trabalhadores contratados com Carteira de Trabalho assinada, o que já representa uma tendência clara de aumento da atividade, destacou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

“Isso reflete os investimentos que as empresas de mineração pesada, como a MCR Mineração, Vetorial, MMP (4B Mining) e a 3A Mining estão aportando no município de Corumbá e Ladário, impulsionadas pelos incentivos do Governo do Estado para o setor” afirmou Verruck.

Em relação à distribuição geográfica, o município de Corumbá – que concentra o principal polo minerador do Estado – destaca-se com a geração de 186 vagas de trabalho nos dois primeiros meses do ano. Consequentemente, o subsetor que demonstra mais vigor é o da extração de minério, concentrado nas jazidas de ferro e manganês de Corumbá.

No geral, Mato Grosso do Sul contratou 5.688 novos empregos formais em fevereiro. Os setores que mais geraram novos empregos formais foram: Serviços (1.839 a mais), Agropecuária (1.653 a mais) e Construção (1.567 a mais). No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul apresentou uma criação de 39.857 empregos formais.

Publicidade