A Agrogalaxy (AGXY3) divulgou recentemente o seu balanço com os resultados do ano de 2022 em que teve uma queda de 64% no lucro líquido que ficou na casa dos R$ 53,9 milhões no ano passado. Isso ocorreu, segundo a Reuters, em meio à pressão causada pelo alto patamar das taxas de juros do Brasil, o que fez a empresa evitar planos de fusões e aquisições em 2023.
No entanto, por volta do meio-dia de hoje as ações da Agrogalaxy (AGXY3) avançavam em torno de 3,56%, sendo negociadas a R$ 8,44. Mesmo com a receita 10% abaixo das estimativas, a companhia apresentou resultados fortes, com indicativos interessantes, segundo acreditam analistas da XP Investimentos. Isso porque, a margem bruta veio acima das estimativas devido ao aumento dos produtos de maior margem na participação de receita, nestes, o portal especializado Money Times coloca as sementes como exemplo. “Fora isso, o retorno sobre capital investido (ROIC) foi forte, ficando em 25%, contra 23% estimado pela corretora”, indica.
A XP se encontra, neste momento, com uma certa ansiedade no mercado esperando a evolução das linhas de capital de giro ao longo de 2023, considerando a estimativa de Ebitda, que ficou 112 bps acima da expectativa. Com isso, a XP continua otimista para uma consolidação da Agrogalaxy e recomenda a compra da ação.
“Segundo a XP, apesar dos preços mais baixos e do Ebitda estável projetado em 2023, a consultoria está otimista em relação aos fundamentos da sua tese sobre Agrogalaxy e com o crescimento da empresa para os próximos anos, principalmente pelo mercado de insumos agrícolas altamente fragmentado. A XP tem uma visão otimista com o agro no Brasil e seu aumento na produção”, conclui.