Autoridades ucranianas dizem que a Rússia está paralisando deliberadamente a inspeção de navios que partiram da Ucrânia como parte da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, informou o Kyiv Independent. Um total de 99 embarcações aguarda inspeção no Estreito de Bósforo há mais de um mês, segundo o Ministério de Infraestrutura da Ucrânia. Setenta e dois deles estavam indo para o oeste para serem carregados nos portos e 27 já estão transportando produtos agrícolas ucranianos.
Os navios foram enviados no âmbito da Black Sea Grain Initiative, um acordo apoiado pela ONU assinado em julho pela Ucrânia, Rússia e Turquia. O objetivo era desbloquear as exportações ucranianas de grãos que estavam paralisadas desde a invasão russa em fevereiro. O Centro de Coordenação Conjunta foi estabelecido para coordenar a implementação do acordo, e cada um tem representantes dentro dele. O ministro dos Transportes e Infraestrutura da Turquia, Adil Karaismailoglu, disse que mais de 15 milhões de toneladas de produtos deixaram a Ucrânia por meio do acordo desde agosto.
Antes, enquanto sete navios deixaram os portos da Ucrânia em 23 de outubro, a Ucrânia disse que suas instalações no Mar Negro estão operando bem abaixo da capacidade e acusou a Rússia de impedir a implementação total de um acordo de grãos destinado a aliviar as preocupações globais com alimentos , informou a Reuters.
“A Rússia está bloqueando deliberadamente a plena realização da Iniciativa dos Grãos”, disse o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia em comunicado por meio do aplicativo de mensagens Telegram, segundo a Reuters . “Como resultado, esses portos (ucranianos) estão funcionando nos últimos dias apenas com 25% a 30% de sua capacidade.”