O FGVAgro divulgou nesta quarta-feira (21), os resultados de sua pesquisa mensal sobre a Agroindústria, afirmando que o setor cresceu novamente. “Em outubro/2022, a produção agroindustrial expandiu 3,9% frente ao mesmo mês do ano anterior, correspondendo ao oitavo crescimento consecutivo.
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik
O avanço do mês decorreu, exclusivamente, do setor de Produtos Alimentícios (alta de 12,2%) que, além de contar com uma base de comparação estreita (forte queda em outubro/2021), cresceu 4,0% frente a setembro/2022 (com ajuste sazonal). Já o setor de Bebidas (-5,9%) e o segmento de Produtos Não-Alimentícios (-0,5%) não conseguiram registrar crescimento interanual, apesar de também contarem com uma base de comparação relativamente pequena. Com o resultado do mês, a Agroindústria acumula uma alta de 1,1% no ano”, indica o relatório.
A alta de 8,2% do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas foi puxada, exclusivamente, pelo setor de Produtos Alimentícios, cujo crescimento foi de 12,2%. Esse setor foi beneficiado pela expansão generalizada da produção de alimentos de origem vegetal e animal.
“Origem Vegetal: a produção cresceu 26,0% frente a outubro/2021. Essa alta foi derivada de fortes expansões do refino de açúcar e da produção de sucos e conservas e de arroz. Além disso, o subsetor conta com uma base muita estreita de comparação, uma vez que, em outubro/2021, registrou uma queda de 30,9%. Origem Animal: a produção apresentou uma alta de 4,2%, correspondendo ao nono crescimento consecutivo. Essa expansão foi derivada, notadamente, do aumento da produção de carne bovina e, em uma proporção menor, de suínos e aves. Vale ressaltar que esse subsetor também contou com uma base estreita, uma vez que a queda verificada no ano anterior foi de 9,4%”, conclui.