Estudo inédito realizado no Brasil e nos Estados Unidos identificou os canais de comunicação mais influentes na tomada de decisão sobre a adoção de tecnologias digitais na agricultura.Promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Illinois, a pesquisa ouviu 461 produtores de soja em cinco Estados Brasileiros e 340 produtores de soja em nove estados americanos – que representam 75% da produção de soja em cada país.
Os resultados da pesquisa serão apresentados no dia 7 de dezembro, às 11h, no Canal do YouTube da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor) - https://www.youtube.com/@redebrasildejornalistasagr9587, pela jornalista Joana Colussi, pós-doutoranda em Economia Agrícola da Universidade de Illinois, vice-presidente internacional da Rede AgroJor, e uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.
A pesquisa no Brasil e nos Estados Unidos, maiores produtores e exportadores mundiais de soja, buscou identificar a influência de veículos de massa (jornais, revistas, rádio, televisão e websites), de mídias sociais (WhatsApp, Intagram, YouTube, LinkedIn, Facebook etc.), e das relações interpessoais (dias de campo, conferências, extensionistas, revendedores, conversas com vizinhos) na decisão de adotar uma nova tecnologia na lavoura. Além disso, os resultados mostram quais são as tecnologias de agricultura de precisão e digital mais usadas nas lavouras de soja, bem como as decisões e benefícios percebidos por produtores dos dois países.
“Os resultados são importantes para ajudar nas estratégias de disseminação de soluções digitais na agricultura, além de subsidiar novas pesquisas em comunicação agrícola, uma área ainda carente de dados”, afirma a jornalista Joana. Além dela, os professores Antônio Padula, da UFRGS, Gary Schnitkey, Steve Sonka e Eric Morgan, da Universidade de Illinois também são responsáveis pela pesquisa.
Mais informações sobre a Rede AgroJor: https://www.redeagrojor.com.br/