Publicado em 24/11/2022 11h21

Brasil deve alcançar superprodução de mel

Segundo especialistas, esse ano o clima está muito favorável para produção.
Por: Agrolink

Para o agronegócio, o clima é um dos fatores mais importantes e determinantes para uma boa safra. E na apicultura não é diferente. Segundo especialistas, esse ano o clima está muito favorável para produção, principalmente no Sul (chuva retornando dentro da média histórica de pluviometria), Nordeste (com menos seca) e Sudeste (com bastante chuva). De acordo com dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), foram produzidas, no Brasil, 55 mil toneladas de mel, em 2021. O professor Armindo Vieira Junior, fundador da Cia da abelha e membro da Escola de Apicultura, estima que, no fim de 2022, o Brasil deverá produzir em entre 56 e 60 mil toneladas de mel. “Tudo indica que será um recorde de safra, a maior produção já atingida”, prevê o especialista.

Manoel do Nascimento, de Goiás, resolveu empreender na apicultura há três anos e prevê uma superprodução para o seu negócio, neste ano. Aluno de apicultura do professor Armindo, o goiano aprendeu os manejos essenciais para superprodução do mel orgânico e hoje colhe os frutos dessa dedicação. “Tudo que eu sei hoje sobre apicultura aprendi na Escola de Apicultura. Foi tudo ensinado passo a passo: como montar o apiário, escolha do local para obter os primeiros enxames, como vender no atacado e no varejo, como obter os selos, entre outros aprendizados. E colocando tudo isso em prática consegui a superprodução”, conta o apicultor Manoel.

Hoje, Manoel tem 70 colmeias e com isso produz mais de 2.500 litros de mel por ano. Cada litro, ele vende por R$ 60,00. “Depois de muito trabalho, consigo faturar cerca de 150 mil, ao final de um ano”, diz o Goiano.

Não à toa, o Brasil é o maior produtor de mel orgânico do mundo. “Nosso mel é o mais procurado, prova disso é que mais de 80% do mel produzido aqui vai para o E.U.A e para Alemanha. Nossas abelhas são miscigenadas, elas são muito resistentes a patologias e aos predadores, por isso não necessitam de remédios e antibióticos. Esse mel puro e orgânico é muito disputado no mercado, mas ainda não temos tantos produtores disponíveis assim no Brasil para atender essa demanda”, explica Armindo.

Segundo o especialista em apicultura, atingir a maior produção de mel da história está nas mãos do Sul do país, mesmo essa região representando apenas 20% do território nacional. “O Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre os cinco estados que mais produzem mel no país. De acordo com o calendário apícola, criado pela Cia da Abelha, no sul, no período de outubro a dezembro é quando acontece a maior produção de mel”.

 

Os dados foram divulgados pela ABEMEL