Empresas do agronegócio podem e devem contar com soluções tecnológicas que têm como seus maiores benefícios os ganhos qualitativos de gestão e a eficiência de processos internos. É a chamada inteligência de mercado no agro. Muitas organizações já estão atentas a esse fato, foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Dimensional Research, em parceria com a empresa de tecnologia Rimini Street. De 100 CFOs ao redor do País, 89% acreditam que o sucesso da companhia se deve à transformação digital.
É assim também que, da inteligência de mercado até as soluções integradas, a startup mineira Seedz investe na gestão de dados para as tomadas de decisões dos seus parceiros. São mais de 1.000, espalhados pela América Latina, número que está em constante crescimento.
Com olhar holístico para a cadeia, a Seedz apoia os parceiros através da sua plataforma de CRM e gestão de rebates, campanhas de incentivos para a força de vendas, programa de engajamento de produtores e fidelidade, soluções de gestão da fazenda e serviços financeiros. Integra-se, assim, a indústria, o distribuidor e o produtor rural, facilitando a geração de oportunidades para todos os elos.
André Coutinho, diretor comercial da startup, explica que, dessa forma, a empresa busca acelerar a digitalização do agro. “Desenvolvemos soluções tecnológicas que conectam a cadeia de valor do agronegócio, gerando dados que aproximam produtores e oportunidades”, afirma.
Hoje, a plataforma de CRM da Seedz conta com mais de 50 mil usuários ativos e cerca de R$ 50 bilhões em transações comerciais dos parceiros. Também já são mais de três bilhões de moedas seedz distribuídas para a força de vendas e produtores rurais, além da presença em 10 países. “Estamos redefinindo o conceito de inteligência de mercado do agro”, destaca Coutinho.
Atualmente, o pagamento dos incentivos à força de vendas ainda acontece, em muitos casos, apenas após o fim do ano safra/fiscal. O processo de apuração dos resultados não só é moroso, mas muito sofrido e pouco confiável, uma vez que envolve múltiplas planilhas e depende de interações com muitas pessoas.
Para Coutinho, a possibilidade de contar com dados sólidos sobre o negócio faz com que as empresas do agro aumentem a eficiência em processos internos. “Ao trabalhar com a Seedz, várias empresas têm reduzido o tempo de pagamento de vários meses para apenas poucos dias após a realização da venda. Em muitos casos, a distribuição dos incentivos já acontece em tempo real. Isso representa um imenso avanço na agilidade de tomada de decisões e geração de receita”, completa o diretor.
Ele pontua ainda que quando se tem uma plataforma e dashboards com atualização em tempo real de dados de sell-in e sell-out e análises de performance de vendas, fica mais fácil realizar a gestão de programas de incentivo. Isso permite economia superior a R$ 15 mil/mês com tempo da equipe e otimização de recursos dedicados a estas tarefas.
Outro benefício é que soluções automatizadas na gestão de campanhas levam à maior segurança e transparência na troca de informações entre distribuidores e fornecedores, favorecendo o investimento de verbas adicionais. Além disso, as novas informações permitem melhor planejamento e monitoramento das campanhas (e.g. ROI, resultados ao vivo), formação de base qualificada de clientes e automação de ações de marketing. E, como era esperado, a distribuição mais eficiente e ágil de incentivos para vendedores surte efeito direto nos resultados financeiros.
Em diferentes setores, a carência de dados precisos pode acarretar em baixos níveis de vendas e consequente perda de espaço na concorrência, dificultando o sucesso do negócio. É aí que a tecnologia pode ser o segredo para o sucesso da gestão, vendas e geração de receitas.
Acompanhar o desenvolvimento de tecnologias e implantar soluções inovadoras contribui para a precisão na tomada de decisões, crescimento de pequenos a grandes negócios e impulsiona a economia brasileira. No agronegócio, não poderia ser diferente.
“O agronegócio é um setor que olha para o futuro. O mercado tanto de agricultura, quanto de pecuária está totalmente integrado com diversas soluções facilitadoras. Inovação e agro andam juntos e tem um longo caminho pela frente”, finaliza o diretor.