Em Coxim, distante 280 quilômetros de Campo Grande, a manhã desta sexta-feira (21) foi de conhecimento para produtores rurais e profissionais que atuam no campo. O Senar Mato Grosso do Sul em parceria com a Famasul, realizou a 3ª edição do Circuito Pecuário em 2022. Bovinocultura de corte sustentável e saudável estava no foco das palestras ministradas na sede do Sindicato Rural do município.
“Agregar valor à agropecuária a partir do compartilhamento de informações, o planejamento e gestão, fazem parte da missão da Famasul e do Senar e este evento confirma este propósito. Em nome do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, quero reforçar que estamos de portas abertas e integralmente à disposição dos produtores rurais, seja com o apoio e representatividade como também com as capacitações e Assistência Técnica e Gerencial em todos os cantos do estado”, explica o gerente técnico do Sistema Famasul, José Pádua.
Os resultados obtidos com o atendimento do ATeG Boviocultura de Corte também foram apresentados no evento. “Quais ações geraram os melhores resultados? A resposta para esta pergunta está na análise comparativa dos resultados das propriedades que recebem consultorias da equipe do Senar, entre julho de 2021 e junho de 2022. Este é um termômetro para definirmos quais recomendações e estratégias adotar nas próximas temporadas, respeitando, é claro, o perfil de cada produtor”, explica o coordenador de ATeG em Bovinocultura de Corte, Fabiano Pessatti.
O diretor do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe, falou sobre os desafios da conservação do solo e destacou algumas ações do instituto no estado e na região. “A instituição tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a restauração da Bacia do Alto Paraguai. Entre as iniciativas estão serviços ambientais voltados para a planície pantaneira, o apoio da pecuária sustentável para produção de carne de qualidade e o programa Rio Taquari que tem atuação, inclusive, em Coxim”.
Também participou do evento o diretor do Sindicato Rural de Coxim, Olyntho Dellamanha, e o prefeito de Coxim, Edilson Magro. A agenda conta ainda com apoio do Sindicato Rural de Pedro Gomes.
Ao final das palestras os participantes tiraram dúvidas junto com os especialistas.