O plantio da safra brasileira de soja 2022/23 saltou 6 milhões de hectares em uma semana e atingiu 24% da área estimada até quinta-feira passada, 13, em comparação com 10% uma semana antes. Um ano atrás, 22% da área brasileira com a oleaginosa estava semeada, segundo levantamento da consultoria AgRural.
Conforme a pesquisa, "a confirmação da previsão de chuvas em áreas secas do Centro-Oeste do Brasil deu forte impulso ao plantio da safra 2022/23 de soja na semana passada. O avanço só não foi maior por causa do excesso de umidade no Paraná (onde lavouras pontuais podem precisar de replantio) e em Mato Grosso do Sul".
O plantio da safra 2022/23 de milho verão, por sua vez, alcançou 46% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, na quinta-feira passada, em comparação com 39% uma semana antes e 45% no mesmo período do ano passado.
"Nos Estados do Sul, o excesso de chuva e/ou as temperaturas baixas continuam tornando mais lento o desenvolvimento das lavouras, e áreas pontuais podem precisar de replantio em Santa Catarina e no Paraná", destacou a AgRural.