Publicado em 11/10/2022 11h00

Como o mercado tem reagido à seca nos EUA?

A seca tem afetado o nível do rio Mississipi, uma importante rota de escoamento de soja e milho do interior dos EUA.
Por: Assessoria de Imprensa

Atualmente o problema de seca nos EUA tem afetado o nível do rio Mississipi que está nos níveis mais baixos das últimas décadas, semelhante ao ano passado.

O rio Mississipi é uma importante rota de escoamento de soja e milho do interior dos EUA para as estruturas de exportação do Golfo dos EUA.

Diferentemente do ano passado, quando o furacão Ida afetou as estruturas de exportação norte-americanas em setembro e manteve o ritmo de embarques no Golfo baixo nos meses de outubro e novembro, esse ano o baixo nível do rio traz preocupação para os exportadores.

No caso da soja, o mercado teve impacto para os prêmios de exportação de embarque mais próximos aqui no Brasil, o que afeta diretamente os preços de soja à vista.

Nas últimas 2 semanas os prêmios tiveram alta de 40%, afetados pela preocupação mais imediata de embarque no Golfo, bem margens crescentes de soja na China devido a demanda aquecida de farelo e o retorno dos chineses ao mercado após o feriado da Golden Week na semana passada.

No entanto, as informações da AgResource são de que os pontos de bloqueio foram liberados devido ao manejo de alguns pontos de represamento, o que deve trazer certa tranquilidade ao mercado quanto a novos bloqueios nas próximas 2 a 3 semanas.