Cerca de 100 navios que partiram da Ucrânia aguardam inspeção nos portos da Turquia, segundo dados das Nações Unidas. Os navios que partiram em 23 de setembro ainda aguardam inspeção fora de Istambul, nos termos do acordo entre Rússia e Ucrânia que permite o embarque de produtos agrícolas dos portos ucranianos.
Cerca de 2,05 milhões de toneladas métricas de trigo, milho e soja, entre outros produtos, estão a bordo dos navios, disse a ONU. Os navios partiram de portos ucranianos, incluindo Odesa, Chornomorsk e Yuzhny e Pivdennyi. Mais de 300 navios partiram dos portos desde que o acordo foi negociado no final de julho e implementado por volta de 1º de agosto, transportando 6,87 milhões de toneladas métricas de grãos e outros alimentos, disse a organização.
O milho foi a safra mais abundante embarcada até agora, com cerca de 3 milhões de toneladas a bordo dos navios. As exportações de trigo totalizaram 2,1 milhões de toneladas, as remessas de girassol foram relatadas em 414.000 toneladas e as exportações de colza chegaram a 390.000 toneladas, informou a ONU. A Espanha foi o maior destino, seguida pela Turquia, Itália e China.
Agricultores ucranianos estão tentando acelerar seus embarques de grãos e oleaginosas à medida que os combates se intensificam entre a Ucrânia e a Rússia, disseram analistas do Commerzbank em nota a clientes nesta manhã.
Nos EUA, alertas de bandeira vermelha foram emitidos para grande parte do centro-oeste de Nebraska, nordeste do Colorado e noroeste do Kansas em meio a um clima extremamente seco, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. No centro de Nebraska, os ventos serão sustentados de 15 a 25 milhas por hora com rajadas de até 35 milhas por hora hoje e hoje à noite, disse o NWS em um relatório nesta manhã.