O trigo caiu nas negociações da noite para o dia com investidores especulativos que estavam comprando no mercado, ou apostaram em preços mais altos, venderam contratos e saíram de suas posições depois que os futuros ontem atingiram o maior valor em três meses, segundo o agriculture.com. Os contratos futuros subiram ontem depois que a Rússia lançou mais ataques à Ucrânia, questionando ainda mais um acordo em andamento entre os países que permite que os grãos ucranianos se movam de seus portos.
Várias cidades na Ucrânia foram atingidas, incluindo a capital Kyiv. Quatorze pessoas morreram e quase 100 ficaram feridas nos ataques, que foram amplamente condenados por líderes globais e pelas Nações Unidas. Alguns investidores que estavam otimistas com o trigo provavelmente saíram de suas posições e registraram lucros em meio à incerteza contínua sobre o status do acordo, que foi alcançado no final de julho.
Desde então, no entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, questionou o acordo e ameaçou várias vezes renunciar ou renegociar o acordo. Os preços também podem estar na defensiva depois que a chuva caiu no fim de semana em partes das planícies do sul, onde o trigo de inverno vermelho-escuro está começando a crescer.
Cerca de 40% da safra de trigo de inverno dos EUA foi plantada em 2 de outubro, enquanto 15% surgiram, de acordo com o Departamento de Agricultura. A agência está programada para divulgar seu relatório semanal de progresso da safra nesta tarde, um dia depois do normal devido a um feriado federal na segunda-feira. Os analistas também podem estar acertando posições à frente das Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial de amanhã (WASDE) e relatórios de produção agrícola do USDA.