Publicado em 10/10/2022 11h35

Futuros sobem novamente nos EUA

O centro de Kiev foi atingido e pelo menos oito pessoas foram mortas.
Por: Leonardo Gottems

Os futuros de grãos e soja saltaram nas negociações da noite para o dia após relatos de explosões em várias cidades, incluindo Kyiv, capital da Ucrânia, levando a preocupações com o fornecimento global de produtos agrícolas, segundo o agriculture.com. Várias cidades foram atingidas no que provavelmente está entre os ataques mais generalizados das forças russas desde que a invasão da Ucrânia começou em fevereiro, segundo vários relatos da mídia.

O centro de Kyiv foi atingido e pelo menos oito pessoas foram mortas em um único distrito, informou a BBC. A falta de energia foi generalizada, embora o metrô em Kyiv tenha retomado o serviço hoje cedo. O presidente russo, Vladimir Putin, deve realizar uma reunião com altos funcionários hoje.

Os ataques intensificam as preocupações de que as exportações de produtos agrícolas, incluindo trigo e milho, da Ucrânia vão diminuir. Nos últimos dois meses, Putin questionou um acordo estabelecido no final de julho, segundo o qual os embarques de grãos da Ucrânia são permitidos após os bloqueios russos. O acordo é provisório, e as forças russas sofreram várias perdas embaraçosas nas últimas semanas em sua guerra contra a Ucrânia, levando alguns a especular que Putin encerrará o acordo de transporte de grãos que foi intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas.

Os preços também subiram durante a noite devido a especulações de que o Departamento de Agricultura dos EUA reduzirá suas perspectivas de rendimento e produção de milho em um relatório desta semana. Analistas consultados pela Reuters esperam que o USDA preveja o rendimento de milho dos EUA em 171,8 bushels por acre e produção de 13,885 bilhões de bushels. Isso está abaixo da perspectiva anterior de 172,5 bushels por acre e 13,944 bilhões de bushels, respectivamente.

Publicidade