O Agro está entre os setores mais admirados (68%) entre os entrevistados brasileiros, é o que mostra a pesquisa inédita intitulada “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz. A maior perda na comparação é para o setor de Saúde. O resultado é parte do levantamento, que foi divulgado na íntegra na manhã de hoje, 28 de setembro, durante apresentação dos resultados na Fundação Dom Cabral (FDC).
Apresentação da pesquisa na íntegra foi realizada na Fundação Dom Cabral
A pesquisa mostra ainda que 43% dos entrevistados possui grande envolvimento com o Agro, sendo o setor considerado como muito importante para o dia a dia desse perfil – que tem uma proximidade com o setor por ter familiar trabalhando no Agro ou já ter atuado. 24% possui médio conhecimento e médio envolvimento com o Agro e 33% representa o perfil mais distante do Agronegócio. Esse distanciamento se dá pelo baixo envolvimento e conhecimento do Agro.
Ainda sobre algumas percepções, a imagem dos brasileiros mais associada ao Agro é Alimento (78%). No total da amostra, com 4.215 entrevistas, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao Agro. Quem já trabalhou ou tem parentes que trabalham no Agronegócio tendem a avaliar o setor de maneira mais positiva: 84% e 80%, respectivamente.
O grupo distante ou desfavorável ao setor representa uma parcela significativa da população (33%). Este grupo é composto por 51% de respondentes na faixa de 15 a 29 anos: um público mais jovem e que é o consumidor do futuro. De uma maneira geral, a faixa etária de 30 a 59 anos tendeu a ser mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. Para 38% das pessoas nesta faixa etária, o Agro é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais do País, o dobro do total da amostra (19%).
E, ainda nesta faixa etária, para 31%, o Agro faz uma má utilização dos recursos hídricos, quase o triplo do total da amostra (11%). “Este momento é uma janela de oportunidades para o Agro se comunicar. As empresas e associações do Agronegócio precisam contar mais suas histórias de sucesso”, avalia o Coordenador Geral da Pesquisa, Paulo Rovai.
Rovai explica que a pesquisa é um raio-x abrangente para entender, de forma realista e embasada por uma metodologia robusta, o que os brasileiros pensam sobre o Agronegócio.
Ainda de acordo com ele, o levantamento faz parte do projeto de construção da marca “Agro Brasil” que pretende estimular a empatia dos brasileiros pelo Agro para ajudar a fortalecer o setor e gerar novas oportunidades.
Rovai aponta que, atualmente, não há dados públicos sobre a percepção dos brasileiros sobre o setor, já que só existem pesquisas privadas sobre o tema, de acesso limitado aos contratantes e não abertas ao mercado. A íntegra da pesquisa pode ser consultada no site do Movimento Todos a Uma Só Voz: www.todosaumasovoz.com.br
As perguntas da pesquisa foram aplicadas em uma amostra nacional, com 4.215 entrevistas, para representar os principais estratos e perfis da sociedade brasileira, e realizada pela Brazil Panels – considerado o maior painel digital do País, com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas.
Essa amostra seguiu as cotas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para gênero, idade, classe social (por faixa de renda familiar) e regiões geográficas.
No total, a pesquisa contemplou entrevista com mulheres (52%) e homens (48%) com pessoas entre 15 a 29 anos (30%); 30 a 59 anos (52%) e mais de 60 anos (18%), divididas nas classes A (1%), B (11%), C (39%) e D/E (49%) nas Sudeste (42%), Nordeste (26%), Sul (14%), Norte (9%) e Centro-Oeste (9%).
A pesquisa foi possível graças a um grupo de trabalho, composto por mentores e condutores: Ana Luisa Almeida, Presidente da ALL+ Consultoria em Excelência Corporativa, PhD em Reputação e Professora da FDC; Ana Vaz, Embaixadora do Capitalismo Consciente; Áurea Puga, PhD, Professora da FDC; Claudia Leite, Sócia-diretora da Hilo; Claudio Vasques, Diretor da Brazil Panels; Eduardo Eugênio Spers, Professor Titular USP/Esalq; Isabel Araujo, Coordenadora do Movimento Todos A Uma Só Voz; Luciana Florêncio, PhD em Economia de Empresas, Professora de Pós Graduação da ESPM; Mariele Previdi, Diretora da Attuale Comunicação; Patricia Fett, Diretora da Quallisense Pesquisa de Mercado; Paulo Rovai, Diretor da Paulo Rovai Marketing e Negócios e Professor da ESPM; Pedro Scrivano, Consultor de Marketing, Métodos Quantitativos e Estatísticos; Ricardo Nicodemos, Diretor da RV Mondel, presidente da ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, e idealizador do Movimento Todos A Uma Só Voz.
Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.
O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ/USP, FUNDAÇÃO DOM CABRAL, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, ABRASEL, AGRITECH – UFLA, AGROLIGADAS, AGROLINE, AGRORESET, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO CONSCIENTE, CECAFÉ, CESB, CIA DE ESTÁGIO, CICARNE, CONGRESSO DAS MULHERES, CROPLIFE, DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR, FENEP, IBA, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MULHERES DO BRASIL – COMITÊ AGRONEGÓCIOS, OUROFINO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI 2022. Conta com o apoio comercial das empresas Attuale Comunicação, Coelho&Morello, Companhia de Estágios, Lamarca, RCom Eventos, RV Mondel, TrahLahLah.