Publicado em 20/09/2022 10h37

Canadá pode reduzir emissões de GEE do uso de fertilizantes

Em um momento em que a insegurança alimentar global está aumentando, o Canadá deve equilibrar suas metas.
Por: Leonardo Gottems

As exportações agrícolas do Canadá são cruciais para a segurança alimentar global. Um novo relatório divulgado pela Fertilizer Canada e o Canola Council of Canada (CCC) mostra que o Canadá pode continuar a aumentar o rendimento das colheitas enquanto reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da aplicação de fertilizantes usando as ferramentas e tecnologia disponíveis.

Apoiar os agricultores para aumentar o rendimento das colheitas é vital para atender às metas de exportação agrícola do Canadá e à demanda global. O relatório mostra que uma redução de 14% nas emissões de GEE até 2030 pode ser alcançada sem comprometer a segurança alimentar, adotando níveis agressivos, mas alcançáveis, das melhores práticas de gerenciamento (BMPs) 4R. 4R BMP (Right Source @ Right Rate, Right Time, Right Place ®) ajuda os produtores a otimizar os fertilizantes para reduzir os impactos ambientais e maximizar os resultados econômicos.

Em um momento em que a insegurança alimentar global está aumentando, o Canadá deve equilibrar suas metas de reduzir as emissões de fertilizantes com a necessidade de aumentar a produção de alimentos vitais. Nos próximos 50 anos, os agricultores precisarão produzir mais alimentos do que foram cultivados nos últimos 10.000 anos.

Os fertilizantes são responsáveis por metade da atual produção mundial de alimentos. É importante para o papel do Canadá no combate à insegurança alimentar e para a viabilidade econômica que os agricultores possam continuar aumentando o rendimento das colheitas. Isso se reflete em uma recente pesquisa de opinião pública da Abacus Data, na qual 64% dos canadenses dizem concordar que o Canadá deve se concentrar na produção de alimentos, mesmo que isso signifique que não podemos alcançar uma redução de 30% nas emissões de fertilizantes.