Publicado em 21/10/2014 09h27

Expedição Safra renova parceria com Agrotec e consolida presença no Paraguai

Roteiro de 1,5 mil quilômetros vai percorrer as principais regiões produtoras do país
Por: Expedição Safra

Há cinco anos no Paraguai, na temporada 2014/15 a Expedição Safra renova sua aliança estratégica com a Agrotec e consolida sua presença em terras paraguaias. A partir deste ano, além da colheita monitora também o plantio no país vizinho. O avanço só foi possível graças à capilaridade conferida pela Agrotec, empresa  integradora de soluções para o agronegócio, que em 2015 completa 25 anos de mercado no Paraguai.

A partir desta segunda-feira (20), uma equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra faz uma nova rodada de visitas às principais regiões produtoras do país. Além de visitas a campo para acompanhar o plantio e verificar o desenvolvimento das lavouras, participam de encontros com produtores e trocam informações sobre as perspectivas da safra e suas principais variáveis, como logística, clima e mercado.

Neste momento, mais de 80% da safra já foi plantada no Paraguai. Segundo a Agrotec, com raras exceções, praticamente toda a área destinada ao cultivo de verão está sendo implantada em condições ideais de cultivo. A estimativa inicial que a primeira safra ocupe 3,2 milhões de hectares soja, área 6,7% maior que em 2013/14, para uma produção com potencial para 9 milhões de toneladas no verão.

Na semana em que a Expedição percorre o Paraguai estão programadas visitas de campo e eventos técnicos com participação de aproximadamente 500 pessoas, representantes de todos os elos da cadeia produtiva. Ao todo 1,5 mil quilômetros serão percorridos. O trabalho de campo inicia por Bella Vista, segue por Santa Rita, Campo 9, San Alberto e Nueva Esperanza.

 

Eficiência e competitividade

 

Com a temática “Eficiência e competitividade, no campo e no mercado”, a Expedição Safra 2014/15, que nos próximos oito meses percorre oito países em dois continentes, vai discutir a atual conjuntura do setor, de oferta em alta, pressão sobre preços e margens mais apertadas.  A conjuntura de mercado, com estoques altos, cotações em baixa e oferta maior do que a demanda reforça e motiva o debate sobre a importância de ser cada vez mais competitivo. Além de Brasil e Paraguai, em 2014/15 a Expedição vai à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Polônia, Rússia e Ucrânia.