Publicado em 31/08/2022 10h30

Embarques da Ucrânia atingem 1,5 mi tons

O primeiro navio transportando produtos agrícolas chegou ontem à África.
Por: Leonardo Gottems

A Ucrânia já embarcou cerca de 1,5 milhão de toneladas métricas de produtos agrícolas desde que um acordo foi fechado para retirar grãos e outros produtos do país devastado pela guerra, segundo o agriculture.com. Os navios partiram em cerca de 61 cargueiros sob o acordo que foi intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, de acordo com o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia. 

O primeiro navio transportando produtos agrícolas chegou ontem à África, um marco considerando que um dos objetivos da retirada de grãos da Ucrânia era aumentar a segurança alimentar na região. "Este grão está entre os primeiros carregamentos de produtos agrícolas ucranianos exportados do Mar Negro para alguns dos países mais inseguros do mundo desde o início do ataque injustificado e em grande escala da Rússia à Ucrânia em 24 de fevereiro", disse Anthony Blinken, o Secretário de Estado dos EUA, disse em um comunicado ontem. 

O navio, chamado Brave Commander, carregava 23.300 toneladas de grãos ucranianos e atracou em Djibuti, segundo o comunicado. As exportações agrícolas da Ucrânia podem dobrar até outubro de 6 milhões a 6,5 milhões de toneladas métricas, disseram analistas do Commerzbank em nota aos clientes, citando Mykola Solskyj, ministro da Agricultura da Ucrânia. 

"Ao mesmo tempo, porém, pode-se esperar uma oferta menor de grãos em geral", disseram os analistas. A safra de grãos do país está prevista em cerca de 50 milhões de toneladas, uma queda de cerca de 40% ano a ano, disseram eles. Os embarques de grãos também caíram cerca de 50% em relação ao nível do ano passado. 

Publicidade