Publicado em 29/08/2022 16h00

Exportações de grãos da Ucrânia chegam a 1 mi tons

"A confiança cresceu nas indústrias de alimentos e transporte, reduzindo os preços".
Por: Leonardo Gottems

A Ucrânia exportou mais de 1 milhão de toneladas de grãos desde que a Rússia suspendeu seu bloqueio naval aos portos ucranianos do Mar Negro em 22 de julho, informou a Organização das Nações Unidas. Amir Abdulla, coordenador da ONU para a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, disse em 27 de agosto que dezenas de carregamentos de grãos ocorreram no mês passado.

“Enquanto o mundo enfrenta a insegurança alimentar e os preços altos, a importância desta iniciativa é clara”, disse ele. “À medida que os volumes crescentes da produção agrícola da Ucrânia estão agora indo para o mercado por mar, a confiança cresceu nas indústrias de alimentos e transporte, reduzindo os preços e reduzindo os riscos.

Ele lembrou que enquanto o acordo entre Rússia e Ucrânia, que foi intermediado pela ONU e Turquia, abrange operações comerciais para a retomada das exportações, o Programa Mundial de Alimentos (PAM) também conseguiu retomar a compra de trigo ucraniano para suas operações humanitárias em países como a Etiópia e o Iémen.

“Estes são todos os primeiros passos importantes, mas muito mais precisa ser feito”, enfatizou. “Em todo o mundo, os altos preços dos combustíveis e fertilizantes, as mudanças climáticas e os conflitos estão colocando imensa pressão sobre agricultores e consumidores e levando outros milhões à pobreza e à fome .”

Abdulla elogiou a conquista de exportar 1 milhão de toneladas de grãos em um mês, mas disse que muito mais grãos precisam ser exportados para dar espaço aos grãos recém-colhidos do país. “Igualmente importante e urgente é a  exportação de fertilizantes, incluindo amônia, sob esta iniciativa, para que agricultores de todo o mundo possam continuar a produzir alimentos no próximo ano a um custo acessível”, disse Abdulla.