A Pioneer, marca de sementes da Corteva Agriscience, promoveu na quinta-feira (18/8), em Castro, no Paraná, o Fórum “A Força da Silagem” - edição especial do cinquentenário da marca no Brasil. Durante o evento, foi feita uma retrospectiva das conquistas mais relevantes do setor e as técnicas para uma produção de silagem de qualidade superior.
O Fórum entrou no calendário oficial da Agroleite, promovida pela Cooperativa Castrolanda, e contou com a participação de produtores, pecuaristas, técnicos, consultores, zootecnistas e veterinários da cadeia produtiva do leite, além do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, que abordou as perspectivas do mercado de silagem no Brasil.
Já a equipe da Pioneer conduziu a dinâmica trazendo os feitos desses 50 anos de história da marca, que é líder global no mercado de silagem; as tecnologias do presente e como deverá ser o futuro do setor. Lideraram o bate-papo Eder Arakawa, líder de Marketing da Corteva para a área de Forragem e Inoculantes; Daniel Cunha, gerente de Marketing de Campo; Sérgio Sfredo, representante comercial da Pioneer e que há 30 anos atua na região e vivenciou toda essa evolução, e Rafael Seleme, líder comercial da região Sul. Também estiveram presentes os agrônomos de campo e especialistas em silagem e inoculantes da Pioneer, Dimas Cardoso Del Bosco e Richard Paglia de Mello.
Na apresentação, a equipe da Pioneer destacou as tendências e inovações que estão por vir e a fundamentação do conceito da plataforma global A Força da Silagem, baseada em cinco etapas: o plantio, com a escolha do híbrido e as práticas de implantação da lavoura; o desenvolvimento, que considera todas as práticas de manejo e cuidados; a colheita, que deve ser realizada no momento ideal para melhor qualidade nutricional; a ensilagem, com as práticas adequadas de armazenamento; e a nutrição, com a abertura do silo e manejo para a retirada da silagem.
O Fórum “A Força da Silagem” aconteceu simultaneamente à Agroleite 2022, em Castro (PR), considerada a capital nacional do leite. Durante o evento, a Pioneer recebeu o Troféu Agroleite na categoria Sementes, o maior prêmio do segmento no Brasil.