Publicado em 17/08/2022 16h10

Emater e ABCZ realizam feira Pró-Genética em Caçu e Sanclerlândia-GO

Evento leva a produtores rurais informações sobre novas tecnologias e produtividade bovina e comercialização de touros PO a preços acessíveis.
Por: Emater GO

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizam duas novas edições da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). No dia 18 de agosto, a feira será realizada no município de Caçu, no sudoeste goiano, e nos dias 19 e 20, na cidade de Sanclerlândia, no centro-oeste do Estado.

A feira é organizada pela Emater e coordenada pela assessora técnica Ana Kassia de Oliveira e pela extensionista local da Agência, Luciana Alves. Conta com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Prefeitura de Sanclerlândia. A ABCZ, por meio da zootecnista Vanessa Barbosa, é responsável por fazer a seleção dos touros puros de origem (PO) que serão comercializados na feira.

O objetivo do programa Pró-Genética é contribuir para o aumento da produção de carne e leite de origem bovina no país, especialmente aquela oriunda de pequenas e médias propriedades rurais, o que permite um aumento de renda através da utilização de touros melhoradores e estabelece uma conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada e a base da produção (rebanhos comerciais).

Além de ser responsável pela organização do evento, a participação da Emater também se dá por meio de mobilização junto aos produtores rurais, com orientações acerca de touros PO e instruções sobre a forma correta de utilização desses animais em suas propriedades. Os técnicos da instituição também são os responsáveis por levar informações técnicas sobre produção animal a esses produtores.

“O objetivo da Emater é alcançar o agricultor familiar e o médio produtor para que eles possam ter acesso a uma genética melhoradora. Os nossos extensionistas acompanham de perto essas pessoas para garantirem que, através de um touro com melhor qualidade genética e de mercado, a produtividade deles aumente”, destaca Ana Kassia.

Ao todo, serão oferecidos 30 animais das raças Nelore, Tabapuã e Sindi, com negociações flexíveis e realizadas diretamente entre o criador e o produtor. Não há cobrança de comissão de vendas e é sugerido o valor entre 40 a 60 @ do boi gordo.

Relevância

A feira também possui grande relevância para o Estado de Goiás, uma vez que é certificado que os touros PO comercializados possuem registro definitivo, exames andrológicos que atestam a qualidade de reprodução desses animais, com uma vida útil benéfica aos produtores que os adquirem e exames negativos para doenças como brucelose e tuberculose, assegurando assim uma qualidade genética no rebanho do Estado.

Cerca de 75% da herança genética do rebanho ocorre via touro, uma vez que deixam mais descendentes que a fêmea. Sendo assim, o touro é a ferramenta chave para promover o melhoramento genético e possui uma excelente qualidade de reprodução. Como o programa prevê uma melhora na produção de carne e de leite, são oferecidas raças especializadas em cada tipo. Há também a oferta de raças de dupla aptidão, o que seria ainda mais benéfico aos pequenos e médios produtores rurais de Goiás.

Programação

18/08 (Caçu/GO)

9h – Touro de Raça Zebuína: um investimento certo - Marcelo Monteiro, técnico da ABCZ

10h – Manejo de pastagens tropicais: Casos de sucesso da Agricultura Familiar - Fernando Coelho da Emater

Hora: 8h às 17h

Local: Parque de Exposição Leonides Dolores Machado

Endereço: Av. Ildefonso Carneiro s/n°, Caçu-GO

 

19/08 (Sanclerlândia/GO)

10h – Manejo de Pastagens – Cases de Sucesso - Fernando Coelho, zootecnista da Emater

14h – Mitos e Verdades do Touro PO - Elison Luiz de Mesquita, zootecnista ABCZ Goiânia

 

20/08 (Sanclerlândia/GO)

10h – Avaliação reprodutiva de touros; importância e impacto na produção de bovinos - Klayto José Gonçalves, Coordenador do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal da UEG (BIOTEC)

Horário: 8h às 17h

Local: Parque de Exposição Agropecuária Miguel Novato

Endereço:  Av. 05 de Janeiro, Setor Universitário, Sanclerlândia-GO