A Sovecon aumentou a estimativa de colheita de trigo da Rússia em 2022 para 94,7 milhões de toneladas, de 90,9 milhões de toneladas, devido aos rendimentos recordes em muitas regiões e melhores perspectivas para o trigo da primavera após as chuvas recentes, informou a Reuters. A Rússia é o maior exportador mundial de trigo, principalmente para o Oriente Médio e África.
No entanto, a estimativa mais alta provavelmente não terá muito impacto no mercado global porque as exportações russas “continuam dolorosamente lentas”, disse a Sovecon. Bancos, transportadoras e seguradoras estão cautelosos apesar das garantias dos EUA sobre as sanções relacionadas à invasão da Ucrânia pela Rússia, disseram comerciantes à Reuters.
A previsão da Sovecon para todas as culturas de grãos combinadas foi aumentada para 142,6 milhões de toneladas, incluindo 20,6 milhões de toneladas de cevada e 15,1 milhões de toneladas de milho (milho), disse, acrescentando que a estimativa é baseada na área controlada pela Rússia no início de 2022.
Ainda no setor internacional, prevê-se que a África do Sul plante cerca de 460.000 hectares de trigo no ano de mercado 2016-17, pois a tendência de declínio nos hectares plantados com trigo continuará e o preço local recorde do milho deve motivar um aumento na área plantada de milho em vez de um aumento na área de trigo, disse o Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em um relatório de 24 de março.
Uma área de 460.000 hectares irá, em produtividade média e condições climáticas normais, realizar uma safra de trigo de cerca de 1,7 milhão, 17% superior à safra 2015-16 de 1,5 milhão de toneladas. Como resultado, as importações de trigo da África do Sul para o ano de mercado de 2016-17 podem ser 5% menores do que no ano de mercado de 2015-16 em 1,9 milhão de toneladas.