Publicado em 16/08/2022 14h00

ONU retorna tratado de proteção ambiental para alto-mar

O acordo visa flexibilidade máxima para alcançar um consenso e atingir os objetivos.
Por: Aline Merladete - Agrolink

A Organização das Nações Unidos (ONU), reiniciou nesta semana, conversas destinadas sobre a proteção do alto-mar. Os Estados-membros tiveram quatro sessões interrompidas por causa da pandemia da covid19.  O acordo visa flexibilidade máxima para alcançar um consenso e atingir os objetivos. 

Os participantes do acordo, precisam proteger o meio ambiente, regulamentar as atividades humanas e proteger a liberdade em alto-mar. Fontes ligadas a High Ambition Coalition, grupo informal dentro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, afirmam que os negociadores estão otimistas em relação aos resultados. 

O alto-mar começa na fronteira das zonas econômicas exclusivas (ZEE) das nações. Embora cientistas insistam na importância da proteção da totalidade do ecossistema marinho.  apenas 1% do alto-mar tem proteção legal. A sobrepesca, por exemplo, aliada aos aumentos dos níveis de dióxido de carbono, intensificam o aquecimento global. Países como o Japão e Islândia estão preocupados com diretos de pesca.