Publicado em 12/08/2022 17h13

Pesquisa revela gastos mensais dos brasileiros

Por causa da inflação e os altos preços, os brasileiros entram para a lista de inadimplência devido à falta de pagamento de um dos itens básicos: a alimentação.
Por: Aline Merladete - Agrolink

Gastar é sempre bom, não é mesmo? Ainda mais quando é com a sua comida preferida. Por causa da inflação e os altos preços, os brasileiros entram para a lista de inadimplência devido à falta de pagamento de um dos itens básicos: a alimentação. 

Os gastos com combustível e energia elétrica ocupa o segundo lugar em um ranking que mostra os níveis de preocupação do consumidor em reação as contas do mês. Depois da alimentação, esses dois itens são os maiores gastos das famílias brasileiras. 

De acordo com a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (ABRACE) e o Instituto de Pesquisa Sociais, Políticas e Ecônomicas (Ipesp), gastos com combustível, por exemplo é um dos maiores desafios do consumidor brasileiro, atrás apenas da alimentação. 

Já os preços de produtos relacionados a energia elétrica, impactam no orçamento desde o início do semestre, 90% dos entrevistados alegam que a conta de energia tem pesado no bolso. Para 47% dos entrevistados, o preço da energia elétrica é ruim ou péssimo.