Publicado em 09/08/2022 08h08

Iniciativa inédita vai contribuir com a profissionalização do setor de biológicos

Aulas teóricas e práticas sobre bioinsumos, solos, culturas, manejo, mercado e outras capacitações serão oferecidas no Programa UniBiotrop, que contará com conteúdo próprio e exclusivo desenvolvido pela Biotrop em parceria com instituições de pesquisa e de ensino
Por: RuralPress - assessoria de imprensa

O mercado de produtos biológicos vem crescendo substancialmente ano após ano no Brasil devido à comprovada eficácia e à adoção cada vez maior por parte dos agricultores de todo o país, em busca de rentabilidade e sustentabilidade nos diversos cultivos. Um dos principais gargalos neste contexto de expansão são profissionais preparados para atuar neste mercado.

Neste sentido, com o objetivo de preparar jovens talentos para a atuação no segmento, a Biotrop, empresa brasileira de soluções naturais e biológicas que dobrou seu faturamento no último ano, acaba de lançar um programa inédito no País. Em parceria com a Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh) e a SmartMip - empresa de pesquisa associada à incubadora da USP/ESALQ (ESALQTec), a fabricante de biológicos iniciou a primeira turma da UniBiotrop, seu programa de capacitação em biológicos, selecionando 33 alunos em etapa final de graduação em engenharia agronômica para a participação.

A iniciativa conta com conteúdo próprio e exclusivo desenvolvido pelos mestres e doutores da Biotrop em parceria com a SmartMip. O programa, que terá certificado do MEC, será realizado por meio de aulas teóricas e práticas sobre bioinsumos, culturas, mercado, manejo, vendas, pesquisa & inovação e marketing. Assim, irá tornar os estudantes em especialistas em biológicos e formá-los para a atuação profissional.

A UniBiotrop foi idealizada pelo CEO da Biotrop, Antonio Carlos Zem, com a visão de favorecer o setor e beneficiar os agricultores. “A indústria de biológicos e a adoção dessa extraordinária e sustentável tecnologia para o agronegócio cresce exponencialmente. Esse crescimento e taxa de adoção está demandando novos profissionais muito bem preparados para dar suporte aos agricultores na prática da agricultura regenerativa. Nós, da Biotrop, nos antecipamos na tarefa de atrair, desenvolver e reter talentos. Estamos oferecendo ensinamentos sobre o que há de melhor no mundo dos biológicos, e esses profissionais irão multiplicar e amparar esse mercado”, relata Zem.

Vale lembrar que desde 2020 a Biotrop possui o programa Bioestágio, que prepara estudantes para atuação nas diferentes áreas da empresa, e que anualmente aumenta o número de inscritos e de participantes. Em 2022, mais de 350 estudantes participaram do processo seletivo. Agora, com a UniBiotrop, irá proporcionar uma profunda imersão em biológicos a estes novos talentos.

Segundo Rogério Rangel, diretor de marketing da empresa, a UniBiotrop está sendo possível devido à consolidação de parcerias. “Entendemos que uma das funções sociais da nossa empresa é realizar o desenvolvimento de pessoas nos mercados em que atuamos. Ao encontrar parceiros como a SmartMip e a Faagroh, dispostos a abraçar conosco a ideia, pudemos viabilizar o projeto”, destaca Rangel.

Todo o escopo da “universidade dos biológicos” foi construído com especialistas da Biotrop, juntamente com o reitor, o coordenador e os professores da instituição de ensino. Assim foi desenvolvida a grade de conteúdo a ser aplicada. As aulas serão presenciais, utilizando a estrutura física da faculdade localizada em Holambra, no interior paulista, e contarão também com docentes convidados de diversas instituições de pesquisa, dentre eles a Embrapa, além de palestrantes especialistas da Biotrop.

Entre os assuntos, os alunos vão aprender sobre manejo de pragas, microbiologia do solo, bactérias, fungos, extratos botânicos, entre outros importantes temas. Além das aulas presenciais em sala, estão programadas também visitas a fazendas de produção de flores, cana-de-açúcar, citros, entre outras, para que os alunos tenham contato com diversos cultivos em propriedades modelos. “Eles vão para o campo sempre acompanhados de um tutor, ou seja, um profissional da empresa que estará junto à equipe orientando e tirando dúvidas”, reforça o diretor de marketing.

Ainda de acordo com Rangel, além do desenvolvimento dos estudantes com a formação técnica em produtos e biológicos, os alunos terão informações de como funciona uma empresa, desde a matéria-prima até o pós-venda e aplicação no campo. “Também forneceremos um treinamento com a equipe comercial. A ideia é mostrar de maneira correta e eficiente como realizar uma venda consultiva, como montar um campo demonstrativo, entre outros pontos fundamentais”, diz.

Formação de pessoas

Durante 45 dias, os 33 estudantes de todo o Brasil selecionados pela empresa irão mergulhar a fundo no mundo dos biológicos. De acordo com Maina Pardini, diretora de Gente & Gestão, serão mais de 250 horas/aulas, e, após, mais três meses a campo para aplicar na prática o que vivenciaram em sala. “Eles terão a oportunidade de conviver com grandes mestres de biológicos, internos e externos, que auxiliarão nos treinamentos”, ressalta.

Segundo Maina, o grande objetivo dessa iniciativa é formar pessoas e sobretudo preparar os novos talentos para as demandas do mercado de trabalho. “Além de todos os conteúdos sobre biológicos, vamos fazer trabalhos em grupo, desenvolver capacitação em suas habilidades e competências, não só técnicas, mas também comportamentais, culturais, destacando sempre os valores da Biotrop. Depois eles irão a campo, e essa é a parte mais esperada pelos bioestagiários, pois vão colocar em prática tudo que viram na teoria”, pontua.

A expectativa é que, ao longo de todo o processo e após, esses jovens profissionais ajudem a trazer inovação para a empresa, seja em produtos, serviços ou novas tecnologias. “São 33 jovens com pensamentos e olhares diferentes, e é justamente esse aprendizado que nós queremos que retorne para a Biotrop, já pensando numa trajetória de carreira para esses novos talentos dentro da organização. Com a profissionalização do setor todos ganham, pois estamos investindo no futuro do agro”, finaliza a diretora.