Publicado em 08/08/2022 07h37

Brasil tem menos soja, e mais cara: PERIGO?

Brasil já não é a origem mais barata posto China para embarque setembro e outubro.
Por: Leonardo Gottems

O Brasil tem menos soja e o grão está mais caro, aponta a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica. “O Brasil não tem muita soja para o período entre setembro a janeiro como no ano passado. No ano passado o Brasil embarcou nessa janela 16 milhões de toneladas de soja. Esse ano talvez o Brasil consiga embarcar algo entre 10 a 11 milhões de toneladas”, afirmam os especialistasa. 

Na semana entre os dias 22 a 28 de Julho a China comprou nos Estados Unidos 144 mil toneladas de soja para safra nova. Agora a China tem em seu nome 2,8 milhões de toneladas norte-americanas para safra velha e 10,7 milhões de toneladas para a safra nova – ambos números incluindo 50% da posição de desconhecidos.

“O Brasil já não é a origem mais barata posto China para embarque setembro e outubro. Durante o início da semana ofertas no PNW (portos do Oceano Pacífico nos EUA) chegavam na China com desconto de até 20 centavos por bushel”, afirma a TF Agroeconômica.

FARELO CHINA

O protocolo de requisitos fitossanitários para a exportação de farelo à China estabelece que o produto não pode conter pragas quarentenárias no país asiático, entre elas Callosobruchus maculatus, Zabrotes subfasciatus e Solenopsis invicta. De acordo com minuta apresentada na última semana a representantes do setor de grãos, o derivado também não deve estar contaminado com outras pragas e sementes de plantas quarentenárias, bem como resíduos ou carcaças de animais, penas de aves, solo e transgênicos não aprovados pela China.

Publicidade