Publicado em 02/08/2022 09h40

Indústria de fertilizantes, envia fertilizantes a granel via cabotagem

Cabotagem é a movimentação de cargas entre portos de uma mesma nação.
Por: Aline Merladete - Agrolink

A Yara Brasil fez o primeiro envio de fertilizantes a granel via capotagem do país. Cabotagem é a movimentação de cargas entre portos de uma mesma nação. Os fertilizantes produzidos em Rio Grande no Rio Grande do Sul, serão enviados para a capital maranhense São Luís. Entre os benefícios da cabotagem estão as questões de logísticas, já que o transporte marítimo possibilita a acomodação de muito mais itens de uma só vez.

No Brasil, por exemplo, os custos de transporte são mais baixos em relação ao transporte rodoviário. Esse tipo de navegação representa riscos menores em relação a roubo de cargas, perdas de mercadoria, furtos, como acontecem nas estradas. 

A companhia será responsável por transportar 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa, composto por NP e NPK, usado principalmente na cultura da soja. O trajeto da embarcação tem previsão de chegada de sete dias. Entre os investimentos da Yara, está a compra de um shiploader, máquina grande usada para carregar materiais a granel, para o navio. Esse tipo de equipamento está localizado em portos para facilitar as exportações a granel.