Publicado em 26/07/2022 14h00

Melhor clima apoia plantações de arroz na Índia

A produção de arroz do ano de comercialização 2022-23 está prevista em 130,5 milhões de toneladas em 47 milhões de hectares.
Por: Leonardo Gottems

Espera-se que as melhores condições de umidade do solo no final de junho e julho ajudem as plantações de arroz e outros grãos a se recuperarem de um início lento devido a uma fraca monção do sudoeste no início da temporada de kharif (colheita de outono) no início de junho, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).  

As plantações de arroz, de longe a safra mais popular da temporada de kharif, continuaram fortes na expectativa de maiores rendimentos sob melhores condições climáticas de monções, bem como sustentadas por preços de mercado estáveis provenientes do programa de compras do preço mínimo de suporte (MSP) do governo. A produção de arroz do ano de comercialização 2022-23 está prevista em 130,5 milhões de toneladas em 47 milhões de hectares, um aumento de 129,66 milhões de toneladas em 46,28 milhões de hectares em 2021-22.

Os preços de mercado mais altos para oleaginosas e leguminosas na safra 2021-22, reforçados pelo recente aumento do MSP do governo, apoiarão os plantios. A área será desviada para oleaginosas e leguminosas longe de outros grãos grossos/culturas menores, além de trazer algumas áreas de pousio adicionais para cultivo, de acordo com a FAS Nova Délhi. Até 1º de julho, foram plantados 4,63 milhões de hectares de oleaginosas e 3,71 milhões de hectares de cereais naturais.

Enquanto isso, com base na situação de abastecimento do mercado doméstico, a FAS New Delhi continua estimando a produção de trigo 2022-23 em 99 milhões de toneladas, as exportações em 6 milhões de toneladas e os estoques finais em 8,5 milhões de toneladas.

Publicidade