Publicado em 19/07/2022 14h14

Como vai o progresso das safras no Brasil?

Trigo no fim da semeadura. milho, feijão e algodão seguem avançando com a colheita.
Por: Aline Merladete | Agrolink

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou o boletim semanal relativo às condições das lavouras que estão em pleno desenvolvimento no país. Confira na íntegra o detalhamento por cultura.

Trigo - 93,6% semeado. No PR, a semeadura está sendo finalizada. As lavouras da região Norte e Oeste estão com o ciclo mais adiantado,especialmente no Extremo-Norte, que está com a cultura em floração. Na RS, a semeadura evolui, com exceção das regiões Sul e Campanha que foram afetadas pelas chuvas. As lavouras mais adiantadas estão em fase de desenvolvimento vegetativo, e os tratos culturais têm se intensificado. Em SC, as condições climáticas têm sido favoráveis para a semeadura. Em GO, a colheita das lavouras de sequeiro está finalizada. Na Região Leste, o baixo volume de chuvas prejudicou as lavouras e algumas áreas foram destinadas para cobertura do solo. As lavouras irrigadas estão em boas condições e na fase de maturação, com colheita prevista para o mês de agosto. Em MG, as condições climáticas são favoráveis ao desenvolvimento da cultura.Algumas lavouras iniciaram a fase de maturação. Na BA, as lavouras irrigadas desenvolvem-se normalmente,com algumas iniciando o enchimento de grãos.

Milho 2ª Safra - 49,2% colhido. Em MT, o clima seco favoreceu a manutenção da intensidade  da colheita. Os rendimentos continuam elevados na maioria das regiões, exceto no Sudeste e Oeste, devido à falta de chuvas nos estágios de florescimento e enchimento de grãos. No PR, a colheita, de forma geral, tem apresentado bons rendimentos. A velocidade dos trabalhos ainda é baixa devido a elevada umidade dos grãos. No MS, os produtores retardam as operações de colheita para reduzir os descontos de umidade nos grãos. Em GO, 40% da área já foi colhida. O avanço rápido da colheita nesta safra se dá em função do risco de tombamento devido ao ataque de cigarrinhas e de ventos fortes. Em SP, a colheita segue lenta devido à alta umidade dos grãos. Em MG, a colheita avança nas áreas em que os grãos alcançam a umidade ideal. No TO, a colheita alcança 60% da área e as produtividades variam de acordo com a data de plantio. No Sul do MA, a colheita avança, com boas produtividades. No PI, a maioria das lavouras encontram-se em maturação.

Feijão 3ª Safra - Em Goiás, o ciclo começou cedo e cerca de 35% da área está colhida, principalmente no Oeste e no Sul do estado. As condições gerais ao longo do ciclo foram consideradas boas, devido ao uso de irrigação suplementar. O rendimento e a qualidade dos grãos obtidos estão excelentes. Em MG, as lavouras já estão implantadas e seguem, majoritariamente, em boas condições, principalmente pelo uso de manejo irrigado. Atualmente, os estágios fenológicos predominantes são floração e emergência. Há  registro de ataque de larva  minadora, porém sem alcançar danos econômicos significativos. Na BA, o cultivo se concentra na região Nordeste do estado e toda área prevista foi semeada. As lavouras demonstram boas condições, sendo favorecidas pela ocorrência de boas chuvas no local. A maioria delas está em fase de floração e formação de grãos.

Algodão - 27,2% colhido. Em MT, a colheita segue intensa. A produtividade das áreas recém colhidas apresenta aumento no rendimento. Na BA, no Extremo-Oeste, as lavouras de sequeiro seguem em fases de maturação e colheita. No Centro-Sul, a colheita das lavouras de sequeiro está finalizada e as lavouras irrigadas estão em fase de maturação e colheita. Em MS, as condições climáticas favorecem o desenvolvimento das lavouras de segunda safra que estão atingindo a maturação. A colheita na região Centro-Norte apresenta bons resultados, porém as regiões Leste e Sudoeste foram afetadas pela seca. No MA, a colheita das lavouras de primeira e segunda safra apresentam boas produtividades. Em MG, a colheita avança pelo estado. Os rendimentos estão abaixo da expectativa inicial, devido ao longo período de estiagem. No PI, as condições climáticas são favoráveis à colheita. Em GO, a colheita evolui nas regiões Sul e Leste, principais produtoras do estado.