Publicado em 24/02/2015 09h58

Pecuarista pode elevar produção em 500% com recuperação de área

A recuperação de áreas degradadas poderia quintuplicar a produção bovina, ajudando a amenizar ou, até mesmo, inverter o processo de enfraquecimento da pecuária sul-mato-grossense. Conforme projeção da Embrapa, dos 28 milhões de hectares de pastagens do Estado, 14 milhões estão em algum estágio de degradação. Essa situação colabora para redução, em quantidade e qualidade, da produção pecuária de Mato Grosso do Sul – o abate de bovinos diminuiu 3,73% em 2014 e o rebanho, que encolhe ano a ano, é o menor desde 1997.
Por: Correio do Estado

bleach

A estimativa de avanço de 500% na produção tem como base a experiência desenvolvida pela Embrapa Agropecuária Oeste no Bolsão, região de solo arenoso e de fraca tradição agropecuária. Denominada Sistema São Mateus (SSMateus) – por ser validada na fazenda São Mateus, em Selvíria –, a tecnologia da Embrapa recupera a área degradada através da integração lavoura-pecuária. De acordo com o proprietário da fazenda, Mateus Arantes, com o sistema, a produção da propriedade aumentou de uma para seis cabeças de gado a cada dois hectares.

No SSMateus, o solo começa a ser corrigido com aplicação de calcário, gesso e adubo (produtos com ações diferentes na terra). Depois, é implantada uma pastagem temporária, que é dessecada para o plantio direto de soja. Feita a colheita do grão, o produtor semeia a pastagem, iniciando novo ciclo. O procedimento colabora não apenas para elevação da produção da pecuária bovina mas também para a melhoria da atividade agrícola.

Publicidade