Publicado em 27/06/2022 14h11

Tecnologia de ordenha robotizada garante bem-estar às vacas leiteiras

Com o uso do Lely Astronaut, propriedade da família Tolardo visualiza mudanças na produtividade e bem-estar animal, resultando em mais saúde e maior produtividade
Por: Assessoria de Imprensa

Terceiro maior produtor de leite do Brasil, o Rio Grande do Sul contabiliza anualmente um total de 4,5 bilhões de litros de leite, representando cerca de 13% da produção nacional. Diariamente, são entregues às indústrias uma média de 11,3 milhões de litros para uma capacidade industrial instalada de 18,7 milhões de litros/dia.

Fazenda Tolardo

O rebanho leiteiro gaúcho é composto por 1,3 milhão de vacas, sendo predominantemente formado por raças europeias especializadas, Holandesa e Jersey, que, como raças puras, ou cruzadas entre si, representam 93,6% do material genético utilizado nas propriedades.

É nessa realidade que a Fazenda Tolardo, localizada na cidade de São José do Ouro (RS), está inserida. A propriedade pertence a duas famílias, de Nei Tolardo e Márcio Tolardo, que juntas dividem as tarefas diárias.

Trabalhando na atividade leiteira há 24 anos, Nei e Márcio Tolardo começaram a produção com apenas três vacas, cuja ordenha era realizada à mão, apenas alguns anos mais tarde conseguiriam investir em uma sala de ordenha.

Duas décadas depois a Fazenda Tolardo conta com 78 animais da raça Holandesa e 40 em lactação. Uma média diária de 40,7 litros de leite por animal.

Marcela Tolardo, filha de Nei Tolardo, conta que a família decidiu investir no robô Lely Astronaut para conseguir atender a demanda que crescia exponencialmente. Com a aquisição da ordenha robotizada da Lely, empresa que oferece soluções em automação para praticamente toda a atividade leiteira, há seis meses, a família já consegue visualizar mudanças na produtividade e bem-estar dos animais, que se reflete em mais saúde e maior produtividade.

“O robô está funcionando há seis meses. E mesmo tendo apenas uma unidade podemos perceber mudanças na rotina, inclusive em nos fornecer mais informações sobre a saúde das vacas. Esses detalhes nos ajudam a identificar precocemente possíveis focos de enfermidade, ajudando o animal a se recuperar rapidamente sem que tenhamos baixas na produção”, detalha Marcela.

Mais bem-estar

O bem-estar animal se destaca com o uso do robô, já que as vacas vivem melhor, porque dão leite de acordo com a sua natureza, apenas quando estão cheias. A tecnologia garante ainda a segurança do alimento, pois o leite vai direto do animal para o resfriador, sem contato com germes e bactérias.

“A ordenha robotizada superou as nossas expectativas, especialmente em relação ao bem-estar dos animais”, comenta a proprietária. Para ela, a produtividade não está relacionada apenas com o volume de leite, mas também com a saúde do animal, diminuindo o número de mastites no rebanho.

Segundo Marcela, além dos números positivos, os dados gerados diariamente pelo sistema de gestão do robô melhoraram o gerenciamento da fazenda. “Com os relatórios do robô temos mais embasamentos para a tomada de boas decisões estratégicas, vejo que a dedicação e o cuidado com o rebanho aumentaram muito, principalmente, pela fidelidade dos dados fornecidos pelo robô Lely, que fez com que a produção aumentasse, já que as vacas produzem mais leite”, avalia.

Lely Astronaut

O Lely Astronaut reúne diversas vantagens que impactam positivamente no sistema de produção. As vacas manejadas em fluxo livre são atraídas para a ordenha pela oferta de ração individual, fato que deixa os animais mais calmos no manejo. A simplicidade, a funcionalidade e a praticidade da tecnologia são destaque no equipamento.

Além, claro, da reunião de informações precisas, computando índices de produtividade, dados do leite ordenhado como gordura, proteína e temperatura, e ainda informações estratégicas, como tempo preciso para inseminação e intervenção em enfermidades.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.

Publicidade