Publicado em 23/02/2015 14h23

Rally da Safra avalia áreas de expansão da soja no Mato Grosso

Técnicos do Rally da Safra iniciam amanhã, terça-feira, dia 24, a avaliação de lavouras de soja nas regiões Norte e Nordeste do Mato Grosso, principais fronteiras agrícolas do Estado. A Equipe 4 visitará propriedades localizadas nas regiões de Gaúcha do Norte, Canarana, Querência e Vila Rica, onde a soja vem ganhando novas áreas a cada safra. Na 6ª feira, a expedição deixará o Estado e seguirá para outra área de expansão - Redenção, no Pará - chegando a Araguaína (TO) no sábado, quando a Equipe 4 encerra os trabalhos.
Por: Agrolink com informações de assessoria

Parte da região a ser visitada no Mato Grosso pelos técnicos registra perdas em razão da seca que atrasou o plantio e prejudicou lavouras na fase de enchimento de grãos. Desde a semana passada, no entanto, chuvas continuadas dificultam a colheita. “Ainda não há relatos de perdas por excesso de chuvas”, afirma Valmir Assarice, coordenador da Equipe 4. Segundo perspectivas da Agroconsult divulgadas antes do início do Rally da Safra 2015, a produção de soja no Mato Grosso deve alcançar 28,4 milhões de toneladas, com 7% de crescimento em relação à safra passada. A projeção para área plantada é de 6% de crescimento em relação à safra anterior, chegando a 9 milhões de hectares.
 
Estimativa de safra

Técnicos do Rally da Safra 2015 iniciaram a 12ª edição da expedição em um cenário de contrastes tanto para a soja como para o milho. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, dentro do esperado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins e abaixo do esperado devido às chuvas irregulares e estiagem em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.
 
Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.
 
Roteiro

Na sequência da expedição, as Equipes 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 01 e 18 de março no Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
 
Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.
 
A largada do Rally da Safra 2015 ocorreu no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão realizados 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult e apresentadas palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.
 
Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

tabela

Publicidade