O prêmio é oferecido para borracha oriunda da Bahia (200 t), São Paulo (1,5 mil t), Mato Grosso (450 t), Espírito Santo (100 t), Minas Gerais (150 t), Goiás (700 t), Paraná (15 t), Maranhão (15 t) e Tocantins (20 t). Para ter direito à subvenção o participante deverá comprovar a venda e o escoamento do produto exclusivamente para usinas de beneficiamento.
A operação irá ocorrer na modalidade cartela, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Na data do leilão, os participantes deverão estar adimplentes junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF). Também é necessário que estejam cadastrados na Conab, por meio do preenchimento do Demonstrativo da Lavoura Cultivada. As operações realizadas por produtores rurais não cadastrados serão canceladas. As cooperativas de produtores rurais terão até o dia 27 de março para efetuar o cadastro de seus cooperados.
O governo federal já apoiou a comercialização de 6,64 mil toneladas de borracha neste ano, de um total esperado de 35 mil t do produto. Os estados mais demandados foram São Paulo, Mato Grosso e Goiás.