Publicado em 06/06/2022 09h13

Vale a pena guardar milho? SAIBA AQUI

TF Agroecnômica desenvolveu fórmula para ajudar agricultores a projetar custos de reter o cereal.
Por: Leonardo Gottems

A resposta da Consultoria TF Agroeconômica é direta: Dependendo do mês a ser vendido, vai valer a pena guardar milho. Por um lado está a aumento da demanda, uma vez que três dos cinco maiores produtores mundiais do cereal terão quebras. Por outro lado estão os custos de “armazenagem e dos juros do dinheiro que você aplicaria se tivesse colhido e vendido logo”.

O agricultor e analista Kevin Van Trump aponta que, com Estados Unidos, Rússia e Ucrânia produzindo menos milho, esses países terão menos condições de abastecer as compradores mundiais. Segundo ele, essa demanda deve se voltar para os países que aumentaram a produção – no caso o Brasil e a Argentina.

“Com isto, a exportação começará a disputar com as indústrias o produto disponível, podendo elevar um pouco os preços, tanto dos mercados de lotes, quanto dos mercados de balcão. Mas, não conseguimos ver uma elevação muito significativa: no máximo os preços voltarão para algo ao redor de R$ 95-98/saca. Mesmo assim, se estes níveis ocorrerem efetivamente no segundo semestre deste ano, não hesite em aceitar”, apontam os analistas da TF.

“Você começa a colher o seu milho Safrinha da safra 2022. Todos sabemos que a pior época para vender a colheita é... durante a colheita, porque há um excesso de ofertas e os compradores não precisam comprar tudo de uma vez, então colocam preços lá em baixo”, explicam os especialistas.

De acordo com eles, vender antes é bom porque aproveita “eventuais relações lucrativas de custo/preço”. No entanto, para os que deixam para vender depois da colheita o alerta é quanto aos custos do carregamento da posição, que incluem o que se gasta para guardar o produto, bem como o dinheiro parado no silo que poderia render aplicado.

A TF Agroecnômica desenvolveu uma fórmula trigonométrica para ajudar os agricultores a projetar estes custos para frente, mês a mês. Os valores contantes nesta tabela não são estimativas de preços futuros, mas uma atualização do mesmo preço atual de junho para cada mês para frente, incluindo os custos do carregamento da posição. Para valer a pena ter guardado você terá que vender neste valor ou acima dele: abaixo, tera sido prejuízo.

Publicidade