Publicado em 31/05/2022 11h22

Inglaterra pode comercializar alimentos editados em 2023

Um projeto ainda precisa ser aprovado.
Por: Leonardo Gottems

Os compradores de supermercados na Inglaterra poderão comprar alimentos produzidos com ingredientes editados por genes a partir do próximo ano, previu o secretário de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido. O governo deve apresentar na próxima semana um projeto de lei inovador que abrirá caminho para que as culturas sejam produzidas usando técnicas de edição genética de precisão com o objetivo de torná-las naturalmente mais resistentes e com menos necessidade de pesticidas.

Falando exclusivamente ao i News, George Eustice disse que o projeto de lei de tecnologia genética (reprodução de precisão) será aprovado este ano, o que pode permitir que os primeiros alimentos editados por genes estejam disponíveis até 2023. Eustice disse que alguns produtos que já estão disponíveis em outras partes do mundo podem ser submetidos à revisão para autorização de comercialização na Inglaterra logo após a aprovação da legislação. Embora os regulamentos sejam limitados à Inglaterra, o produto provavelmente estará disponível em todo o Reino Unido.

“Assim que este projeto de lei obtiver a aprovação real, que provavelmente será em algum momento deste ano, teremos um regime em vigor que nos permitirá emitir uma autorização de comercialização para qualquer semente editada por genes que resulte desse processo”, indica. “Provavelmente haverá algumas dessas culturas que já estão disponíveis e melhoradas em outras partes do mundo. Portanto, podemos ter algumas dessas culturas que se beneficiaram de tecnologias de edição de genes prontas para serem lançadas ao longo do próximo ano”, completa.