Publicado em 27/05/2022 11h06

Alemanha confirma surto de peste suína em área próxima da França

Fazenda em que a doença foi identificada mantinha 35 animais criados ao ar livre, que foram abatidos imediatamente.
Por: Estadão Conteúdo

O Ministério de Alimentação e Agricultura da Alemanha confirmou o primeiro caso de peste suína africana (PSA) este ano em uma população de suínos domésticos na região de Baden-Württemberg, a 6 km da fronteira com a França. A informação foi atestada após análise realizada pelo laboratório nacional de referência, o Instituto Friedrich Loeffler (FLI).

A fazenda em que a doença foi identificada mantinha 35 animais criados ao ar livre, que foram abatidos imediatamente. Autoridades locais definiram, ainda, uma zona de proteção e uma zona de vigilância em volta da propriedade.A peste suína africana é uma infecção viral grave que afeta porcos selvagens e domésticos e, geralmente, é fatal para eles, mas inofensiva para os seres humanos. O consumo da carne possivelmente contaminada também não apresenta riscos à saúde.

Muito presente na Ásia, a PSA circula há cerca de dez anos na Europa Oriental e o primeiro caso na Alemanha ocorreu em 10 de setembro de 2020. Desde então, casos de PSA foram registrados em Brandemburgo e na Saxônia. Em 2021, também foram notificados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

O novo caso na Alemanha acendeu um alerta em serviços de vigilância franceses, por causa da proximidade da ocorrência. O surto de PSA é o primeiro da história que foi reportado na fronteira ocidental da Alemanha. "Do lado das autoridades francesas, os serviços do Estado estão totalmente mobilizados para monitorar qualquer alerta e apoiar os profissionais", afirmou, em nota, o Ministério da Agricultura da França.