Publicado em 27/05/2022 08h56

EuroChem já pode voltar a produzir na Bélgica

Além disso, a fábrica de Lifosa (Lituânia) cortou quaisquer laços com a Rússia.
Por: Leonardo Gottems

A fábrica química EuroChem Antwerpen (parte da EuroChem), foi autorizada pelo governo da Bélgica a voltar com suas operações no país, de acordo com a GlobalFert. Os belgas entenderam que a empresa não está sujeita a sanções impostas pelas autoridades da União Europeia e também pode comprar matérias-primas necessárias para produzir fertilizantes minerais e fornecê-los.

A EuroChem Antwerpen foi forçada a interromper suas operações em março deste ano, depois que a União Europeia impôs sanções contra Andrey Melnichenko, beneficiário da EuroChem. Andrey Melnichenko, por sua vez, deixou o cargo de membro do Conselho de Administração da EuroChem e vendeu o controle acionário da empresa.

“O fato de Andrey Melnichenko ter deixado de ser o proprietário da EuroChem pode ter se tornado a razão para o governo belga concordar com um reinício completo da EuroChem Antwerpen. No mês passado, concordou apenas com o seu reinício parcial, quando poderá produzir certos tipos de produtos sob supervisão externa”, comentou o serviço de informação e análise do Fertilizer Daily.

Além disso, a fábrica de Lifosa (Lituânia) cortou quaisquer laços com a Rússia, informou seu diretor-geral Rimantas Prosevicius. “De acordo com seu comunicado, a EuroChem passou o controle da Lifosa para o grupo suíço EuroChem, e a empresa passará a se chamar EuroChem Europe. Samir Yacoub Brikho, Presidente do Conselho de Administração do Swiss EuroChem Group, já visitou o empreendimento e se familiarizou com a situação atual do local”, diz a GlobalFert.

“Marc Hechler, ex-CFO do EuroChem Group, se tornará presidente da EuroChem Europe e seu CEO. Em março deste ano, as autoridades da União Europeia impuseram sanções contra Andrey Melnichenko, proprietário da EuroChem. Depois disso, as contas da Lifosa foram bloqueadas e a empresa foi obrigada a interromper suas operações em abril”, conclui.