Publicado em 26/05/2022 15h39

Resposta da cevada a aplicação de boro (B)

Rendimento médio de duas safras (2020 e 2021), estudo conduzido pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Brasil.
Por: Assessoria de Imprensa

Rendimento médio de duas safras (2020 e 2021), estudo conduzido pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Brasil. 

 

Para auxiliar na compreensão da resposta da cevada a aplicações de diferentes doses e fontes de boro, a FAPA realizou experimentos de campo comparando doses e fontes de boro em um Latossolo Bruno alumínico, no município de Candói/PR, Brasil. Foi testado o fertilizante Granubor® comparado ao controle e a ulexita acidulada. Resultados positivos foram obtidos nesse experimento, demonstrando que o boro é de extrema importância para a cultura da cevada. Novamente tivemos a oportunidade de ver a campo, as fontes de boratos refinados proporcionando produtividades superiores quando comparada as fontes não refinadas. 

Resultados:

A aplicação de 3 kg/ha de B utilizando o fertilizante Granubor (adubação de sistema*), proporcionou uma maior produtividade de grãos de cevada em relação ao controle e à fonte de ulexita acidulada.

* Obs.: adubação de sistema, consiste na aplicação de 50% da dose de B antes do plantio da cevada e 50% da dose de B antes do plantio da soja.

Estudo:  clique aqui.