Publicado em 23/05/2022 20h21

Sicredi Pantanal MS: “Não vai faltar crédito para quem vir ao Showtec 2022”

Além de linhas de crédito especiais o visitante contará com ciclo de palestras sobre a viabilidade do controle biológico de pragas.
Por: Wisley Torales - Da Redação

Entre as principais atividades da Fundação MS, realizadora do Showtec 2022, está a difusão de informações visando a melhor produtividade e rentabilidade da cadeia produtiva no Mato Grosso do Sul. Nos últimos 30 anos, estudos realizados pela empresa resultaram na ampliação da área agrícola da soja e do milho no estado, integrando culturas e contribuindo com o crescimento do agronegócio. Com a pesquisa realizada, em sua maioria com demanda originada diretamente de produtores rurais, a divulgação dos dados é fundamental no processo produtivo.

Para isso, a Fundação MS reúne em um único local empresas e profissionais ligados ao desenvolvimento das ações no campo, oferecendo oportunidades de melhor entendimento sobre a lavoura, em contato com os maiores especialistas do Brasil, e negócios com empresas que viabilizem condições de melhoria do trabalho. Com esses pilares, o Showtec se consolidou como a maior feira do setor no Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio, em Maracaju (MS), e terá entrada gratuita.

O Sicredi Pantanal, participa da 25ª edição do Showtec com uma vasta programação. “O produtor rural que que ainda não é associado, terá oportunidade de aprender mais sobre o cooperativismo, se tornar um associado, e com isso ainda ter acesso às linhas de crédito especiais que trouxemos para o evento. Além, de participar do ciclo de palestras sobre a viabilidade e o controle biológico de pragas.” Afirma Adauto Valente, Diretor Executivo do Sicredi Pantanal MS.

Adauto Valente, Diretor Executivo Sicredi Pantanal MS. Foto Ana Brito

Quando falamos em controle biológico, além de levar em conta o manejo das pragas, a sustentabilidade é um ponto muito forte. Com o passar do tempo, as pragas podem desenvolver resistência a certos tipos de defensivos, obrigando o produtor a ou aumentar a dosagem ou buscar outro pesticida. E por mais que tenhamos hoje novas moléculas sendo aprovadas pelo Mapa, o controle biológico é mais eficaz, pois é literalmente um predador natural alimentando-se da praga naquela cultura. Um ciclo sustentável. Essa é apenas uma das vantagens do controle biológico que queremos mostrar ao produtor quando estiver visitando o Showtec.

O ciclo de palestras ocorrerá, no stand da Sicredi Pantanal MS, nos dias da feira, sendo a primeira no dia 25, às 14h, no dia 26, em dois horários (9h e 14h) e no dia 27 de maio, às 9h, com os especialistas Samir Oliveira Kassab e Rodrigo Keiti Arakava. 

Linha de financiamento

O cenário do crédito é muito controverso para o que o produtor precisa hoje. A alta da Selic, no patamar de 12,75% encarece o custo do dinheiro para a instituição financeira. A suspensão das Portarias Equalizadoras de Crédito, aliada a escassez de crédito, são apenas alguns dos fatores dificultou ainda mais o acesso à linha de financiamento. 

Para resolver essa equação, o Sicredi Pantanal decidiu atender o produtor com recursos próprios. Depois de realizadas algumas reuniões com a diretoria e o conselho da cooperativa, foram definidas condições tanto Pré como Pós-fixadas para aquisição de maquinários e implementos agrícolas.

O Sicredi Pantanal ainda tem disponibilidade de recursos do BNDES, além de uma fonte extra de recursos do FCO com taxas a partir de 5,9% ao ano.

“O produtor rural cooperado que comparecer ao stand do Sicredi Pantanal no Showtec com certeza não vai deixar de adquirir equipamentos, não por falta de crédito ao menos”, finaliza Wesley Kossa, Gerente de Negócios Sicredi Pantanal MS.

Wesley Kossa, Gerente de Negócios Sicredi Pantanal MS. Foto Ana Brito

Publicidade