Publicado em 18/05/2022 21h16

Safra de trigo dos EUA é uma das piores de todos os tempos

A condição da safra do país é “a mais baixa desde 1989 e a segunda mais baixa já registrada".
Por: Leonardo Gottems

As classificações da safra de trigo de inverno norte-americana caíram para 27% em condições “Boas/Excelentes”, divulgou nesta segunda-feira, 16 de Maio, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O número representa uma queda de dois pontos percentuais na qualidade das lavouras do cereal de inverno ante a semana anterior, quando 29% estava na melhor classificação.

De acordo com a Consultoria AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, a condição da safra do país é “a mais baixa desde 1989 e a segunda mais baixa já registrada", certamente impulsionado pelo clima quente e seco sobre as lavouras do cereal”.

No caso do plantio de trigo de primavera, apontam os analistas de mercado, o cereal atingiu 39% da área total e segue com 12 pontos percentuais a mais que na semana passada, porém ainda atrasado em relação ao ano passado (83%) e da média dos últimos 5 anos (67%).

Na abertura da semana também foi divulgado o relatório NASS Crop Progress (Serviço Nacional de Estatística Agrícola do USDA) mostrando que o avanço da safra de trigo de inverno está em 48%. O desempenho ficou aquém do ritmo normal da média dos últimos cinco anos, que é de 53%. 

Sobre as classificações de condição, a Consultoria TF Agroeconômica aponta que “grande parte dessa perda foi para a categoria muito pobre, já que o índice Brugler 500 caiu 7 pontos para 265. Essa é a pontuação mais baixa do índice desde pelo menos 1990. O progresso do plantio de trigo da primavera foi desacelerado novamente apenas em 39% completo versus os 67% média”.

Publicidade