Publicado em 11/05/2022 13h47

Agtech irá representar o Brasil em fórum internacional de agricultura digital

A startup que foi selecionada entre 80 empresas para participar de evento promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), apresentará na oportunidade seu case de sucesso na agricultura brasileira
Por: RuralPress - assessoria de imprensa

agtech Sima irá representar o Brasil durante a Semana da Agricultura Digital em um fórum organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) com apoio da Bayer, Microsoft e Banco Mundial. O evento acontece de 16 a 19 de maio na Costa Rica, contará com a presença de mais 14 startups e tem o objetivo de trocar e promover ideias que aceleram a transformação digital da agricultura nas Américas.

As empresas vencedoras foram selecionadas por um júri especial em um total de 80 agtechs de 15 diferentes países, que se inscreveram para participar. Os critérios avaliados foram o potencial das soluções digitais para melhorar a produção, sustentabilidade e inclusão de sistemas agroalimentares, e a viabilidade de implementação de pilotos que utilizam as ferramentas e tecnologias em diferentes países da região.

A Sima tem origem Argentina, mas vem atuando no Brasil há dois anos e já tem sua tecnologia de monitoramento e inteligência de dados consolidada por aqui. “Esse tipo de evento agrega muito para nós, pela visibilidade, considerando sua magnitude. Para nós como startup é logicamente a oportunidade de mostrar nosso trabalho. Além disso, aprender, pois haverá sem dúvida networking com as demais agtechs e participantes do fórum”, conta Maurício Varela, co-fundador e diretor da Sima para Brasil e Latam.

Para o executivo, esta também será uma chance ímpar de levar a tecnologia da Sima para outros países, além daqueles em que já atua na América Latina. “Isso pode acelerar nosso ingresso em demais nacionalidades e por consequência mais hectares de cultivos”, pontua Varela. Na ocasião, a startup apresentará qual a estratégia de atuação no Brasil e como ela está atuando no mercado agrícola, agropecuário em termos de produção, tamanho, erupção de tecnologia e desenvolvimento de agricultura digital.

Como vai funcionar

As startups vencedoras participarão presencialmente da Digital Agriculture Week com todas as despesas pagas, onde poderão apresentar suas inovações tecnológicas, acessar palestras de alto nível e trocar ideias com organizações internacionais para transformação digital. Também terão a chance de desenvolver, junto com o IICA, projetos-piloto para o uso de sua solução nos Estados membros da organização hemisférica, especializada em agricultura e ruralidade.

O evento

No fórum convocado pelo IICA, startups e outros atores dos setores tecnológicos e agrícola terão a oportunidade de apresentar, propor e coordenar as ideias para a transformação digital dos sistemas agroalimentares, é um espaço em que também se busca difundir soluções tecnológicas e promover seu uso na agricultura.

Os temas a serem debatidos serão: Transformação Digital: oportunidades e desafios de uma nova era; Digitalização da Agricultura: barreiras, impactos e perspectivas; Aprendizados de uma experiência real de digitalização agrícola; e Papéis e sinergias de atores públicos e privados na era digital.

Haverá também apresentações das startups sobre soluções digitais para aumentar a produção e eficiência, minimizar o impacto ambiental e enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, irão promover o comércio, cadeias de valor e a cooperação de atores, e apoiar as decisões e gestão dos agricultores a nível produtivo, econômico e financeiro.

Quem vai

Além das representantes brasileiras, também participarão do fórum a startup Neltume Agro e Frescapesca.com do Chile. A Rede BloomsPal da Colômbia, AgtechApps da Guatemala, TheFarmerbox do México e AGROS do Peru também foram escolhidos. Da Argentina, os eleitos são Agroconsultas, Ecodrip, Milar, Origino, Wiagro, Appi.ar by Beemore e Gbot Solutions.

 

Publicidade