A estimativa do custo de produção tendo como base o milho, principal matéria-prima utilizada na ração administrada às aves de postura comercial, aponta que em abril houve expressiva retração no valor dispendido para a produção de ovos. O valor estimado pelo Ovosite para a produção de uma caixa de ovos brancos no mês de abril atingiu R$122,22, significando queda de 9,3% sobre o mês anterior, enquanto na comparação com abril do ano passado o índice negativo alcançou 7,9%.
O acumulado de janeiro a abril aponta valor médio de R$129,60, equivalendo a aumento de 7,7% sobre o mesmo período do ano passado e, com isso, segue impondo pesado ônus financeiro aos produtores de ovos que não conseguem acompanhar o índice de aumento do custo na comercialização do seu produto.
O preço médio de aquisição da saca de milho neste início de maio aponta para um custo de produção próximo do verificado em abril. E, por ora, segue levemente abaixo do preço de comercialização obtido pelos produtores de ovos na venda do seu produto.