Uma das principais demandas dos produtores de carne bovina é ter uma operação de alimentação dos animais fluida, sem paradas, sejam elas programadas ou não. A mudança na rotina de um confinamento gera desgastes nos animais e por fim, redução da curva de engorda. Com isso em mente, a Casale, empresa líder no setor de máquinas para pecuária, está lançando no mercado a RX 270 TechBull, misturadora de ração total que representa um grande salto no uso de tecnologia no segmento.
Evolução de outra máquina do portfolio da Casale (Rotormix 270 C), a nova misturadora é o novo destaque da empresa, voltado para grandes confinamentos bovinos. A máquina mistura e distribui a dieta no cocho com auxílio de um computador de bordo, que possui um software para tomada de decisões de forma autônoma, evitando que o operador coloque o equipamento em condições de quebra e reduzindo-se o consumo de potência.
“Essa é uma máquina que coloca a categoria de equipamentos para alimentação de bovinos em outro patamar, onde a tecnologia computacional é central para a performance do produto”, explica Mario Casale, CEO da companhia. A ‘TechBull’, ‘Touro de Tecnologia’ em tradução livre, tem como um de seus principais diferenciais o fato de restringir a operação da máquina ao constatar condições de uso que possam causar dano ao equipamento, como excesso de carga ou a presença de um corpo estranho.
Mario exemplifica: “Uma boa comparação do Sistema Anti-quebra é o do novo piloto automático adaptativo, presente nos carros modernos, que calcula a distância do veículo da frente e diminui a velocidade para evitar colisões”. O computador, com uma tela de 7 polegadas, também indica a necessidade de manutenção preventiva, dentre outras funcionalidades que garantem a durabilidade e disponibilidade do produto.
Outro destaque da ‘TechBull’ é que ela possui três câmeras, que auxiliam o operador na carga e mistura, em manobras para evitar acidentes e permite a visualização da operação de descarga, tudo em uma única tela. Além disso, a misturadora de ração realiza a lubrificação automática de correntes e mancais, e possui um sistema de destravamento do misturador em caso de falhas operacionais.
Desenvolvida pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da tradicional empresa de São Carlos, que desde 1984 é uma referência internacional na fabricação de misturadoras de ração, a RX 270 TechBull demandou quatro anos desde projeto e validação final do produto. As sete máquinas do novo modelo já entregues (dentre protótipo e demais do lote piloto) já trabalharam mais de 13 mil horas, em diferentes condições, sendo acompanhadas de perto pelo time de engenharia para realizar os ajustes finos no produto e validar os ganhos
“Estamos muito animados com esse lançamento, é um marco histórico para a Casale e para a pecuária no Brasil e no mundo. Não existe um produto similar no mercado e temos certeza de que a TechBull irá fortalecer ainda mais a Casale no nosso propósito, que é inovar para alimentar vidas de forma sustentável”, finaliza Mario.