Publicado em 12/04/2022 17h34

A fazenda do futuro poderá ficar dentro da sua cozinha

Empresa italiana tenta desenvolver protótipo.
Por: Leonardo Gottems

O empresário francês Thibaut Pradier está convencido de que, num futuro próximo, os apartamentos e casas situados no centro da cidade serão dotados de hortas interiores, pois hoje contam com câmaras frigoríficas, congeladores ou máquinas de lavar louça.

Com essa premissa, Pradier criou um jardim hidropônico futurista capaz de cultivar até 64 plantas ao mesmo tempo, incluindo 43 variedades de saladas e ervas. La Grangette, é uma fazenda coberta totalmente automatizada inspirada no desejo de Pradier de encontrar uma solução complementar à agricultura tradicional e orgânica.

La Grangette combina design inovador e tecnologia de ponta para permitir o cultivo simultâneo de 64 plantas, escolhendo entre 43 variedades de “verdurdas e legumes"

“Minha experiência na jardinagem começou com meu avô quando eu era criança. Lembro que ele gritou comigo porque eu estava andando em seu jardim”, lembra Pradier. “O meu avô cuidava muito bem da horta e sabia cultivar as melhores hortaliças, colhendo produtos de alta qualidade. Queria pegar essa experiência da minha juventude e adaptá-la ao nosso modo de vida atual”, acrescenta o empresário.

A Grangette foi projetada pela empresa italiana Pininfarina e, segundo seu site, usa 90% menos água do que a agricultura convencional, não requer herbicidas ou pesticidas e emite menos CO2 durante o ciclo de vida das plantas. As sementes orgânicas são enviadas em um substrato de fibras vegetais que são colocadas nas prateleiras da horta. As plantas recebem luz artificial controlada que reproduz o ciclo solar. Pradier explica que uma colheita completa leva de três a seis semanas, dependendo do tipo de cultura. Suas folhas favoritas são brócolis para saladas e agastache para fazer chá.

A Grangette é monitorada por um aplicativo, que permite ajustar a iluminação, adicionar água e nutrientes e receber notificações quando chegar a hora da colheita. Um serviço pago à parte, incluído no primeiro ano de compra, promete ajudar a selecionar plantas, dar conselhos nutricionais e trazer receitas de chefs.

"Sache com semente para germinação"

Planta no estágio de muda