Publicado em 05/04/2022 16h16

Bioetanol pode baixar gasolina nos EUA

A adição de mais etanol às misturas de gasolina poderia reduzir os preços nos postos.
Por: Leonardo Gottems

O governo Biden está considerando remover temporariamente os regulamentos que impedem a venda de E15, um combustível que contém 15% de etanol em vez dos 10% encontrados na gasolina comum, durante os meses de verão, como forma de reduzir os custos do combustível. A revisão ocorre no momento em que o presidente Joe Biden está tentando conter os altos preços dos combustíveis, que atingiram recordes este mês após a invasão da Ucrânia pela Rússia no final de fevereiro. Os Estados Unidos e outros países proibiram as importações de petróleo da Rússia, um grande fornecedor mundial, em retaliação à invasão.

A adição de mais etanol às misturas de gasolina poderia reduzir os preços nos postos de gasolina dos EUA. já que o bioetanol, que nos Estados Unidos é feito quase inteiramente de milho, é atualmente mais barato que a gasolina convencional. A Reuters informou que a Agência de Proteção Ambiental disse que não poderia dizer se estava considerando a mudança, mas disse que estava "considerando uma variedade de opções em portfólios para ajudar a mitigar os impactos das ações da Rússia sobre os consumidores americanos".

A ação seria bem recebida pela indústria de etanol, que vem lutando arduamente para aumentar as vendas do E15 e suspender as restrições de verão. A medida havia sido autorizada pela EPA em maio de 2019, mas o lobby da petroleira conseguiu revertê-la logo em seguida. Os argumentos para proibir a venda do E15 durante os meses de verão baseiam-se na maior volatilidade deste combustível. No entanto, pesquisas mostraram que a mistura de 15% de combustível não causa problemas para os carros. De fato, 97% dos carros nas estradas americanas são aprovados por seus fabricantes para rodar no E15 durante todo o ano.