Publicado em 01/04/2022 16h15

Diversidade tropical ocorre entre fungos e sementes

Fungo pode matar a semente ou auxiliar na germinação.
Por: Leonardo Gottems

Uma equipe liderada por cientistas do Smithsonian no Panamá expôs uma chave para entender a diversidade das árvores tropicais estudando como os fungos interagem com as sementes que permanecem no solo. Apesar de uma variedade de espécies disponíveis para escolher, os cogumelos tropicais e as sementes são exigentes quanto à associação entre si. Os primeiros pares com um fungo específico podem influenciar a sobrevivência de uma semente e também podem ajudar a explicar por que as florestas tropicais permanecem tão diversas.

"Dependendo da espécie de semente com a qual é emparelhado, um fungo pode matar a semente, impedir seu desenvolvimento ou, ao contrário, ajudar sua germinação", disse Carolina Sarmiento, membro do Smithsonian Tropical Research Institute e principal autora do livro o estudo. novo estúdio. publicado no  Proceedings of the National Academy of Sciences.  

Esses resultados específicos da espécie são surpreendentes porque muitos dos fungos isolados no estudo podem colonizar várias espécies de plantas, cada uma com suas próprias defesas químicas e físicas das sementes. “Ainda não sabemos por que os fungos se comportam de maneira diferente dependendo das espécies de sementes que infectam, mas essas respostas são cruciais para entender sua sobrevivência e crescimento nas florestas tropicais”.

Para desmistificar como os fungos interagem com as sementes tropicais, Sarmiento e seus colegas enterraram milhares de sementes de nove espécies de árvores nativas em uma variedade de áreas florestais na Ilha Barro Colorado, no Panamá. Eles desenterraram as sementes após períodos subterrâneos que variaram de um mês a um ano. Depois de esterilizar as superfícies externas, corte as sementes ao meio. Eles colocaram metade em um tubo de cultura para isolar qualquer fungo que pudesse ter invadido o tecido da semente e processaram a outra metade para ver se o minúsculo embrião da planta ainda estava vivo.