Publicado em 30/03/2022 06h41

EUA: aves de Iowa representam 43% das vítimas da gripe

O menor bando afetado até agora foi uma mistura de seis aves de quintal no sul do Kansas.
Por: Leonardo Gottems

O número de detecções comerciais e de quintal de gripe aviária altamente patogênica em Iowa este ano é menos de um décimo do total do país, mas o estado responde por cerca de 43% do total de aves afetadas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA. Isso porque os rebanhos infectados de Iowa são muito maiores do que os de outros estados. Autoridades agrícolas de Iowa anunciaram o sétimo caso do estado: no sábado: Um bando comercial de cerca de 250.000 galinhas jovens no condado de Franklin.

Compare isso com o Maine, que teve oito confirmações na semana passada. Todas eram raças de quintal, totalizando 591 aves. Uma operação comercial de galinhas poedeiras no condado de Buena Vista, em Iowa, é a maior afetada até agora pelos surtos nos Estados Unidos este ano. Tinha mais de 5,3 milhões de aves. Os próximos maiores são 2,8 milhões de galinhas poedeiras em Wisconsin, 1,1 milhão de aves em Delaware e 916.000 galinhas poedeiras em Taylor County, Iowa.

O menor bando afetado até agora foi uma mistura de seis aves de quintal no sul do Kansas. Iowa também foi o estado mais atingido no surto mortal de gripe aviária de 2015, quando suas aves representaram cerca de dois terços do total de quase 50 milhões. O vírus esteve presente em Iowa por cerca de dois meses naquele ano. É espalhado por aves selvagens migratórias.

Iowa faz parte do Mississippi Flyway, através do qual mais de 325 espécies de aves migram para o norte a cada ano, de acordo com a National Audubon Society. O vírus foi identificado em 25 aves selvagens em Iowa desde 10 de março, predominantemente em gansos, mas também em patos e gaviões, de acordo com o USDA. A maioria deles estava no oeste de Iowa. Muitos dos gansos testados foram baleados por caçadores.

Publicidade