As unidades produtoras de açúcar e álcool do Centro-Sul comercializaram um total de 1,094 bilhão de litros de etanol na primeira quinzena de março, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O volume representa queda de 11,84% ante igual período do ano passado. Do total, 27,43 milhões de litros foram destinados para o mercado externo e 1,07 bilhão de litros, vendido internamente.
A Unica destacou que, embora a venda doméstica do biocombustível hidratado tenha registrado queda anual de 19,14% na primeira metade do mês, para 632,03 milhões de litros, o resultado na comparação com a segunda quinzena de fevereiro foi de avanço de 17,33%. Para o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, isso indica que "o movimento de recuperação nas vendas de etanol hidratado permanece".
As vendas de etanol anidro para o mercado interno na quinzena somaram 434,72 milhões de litros, alta anual de 11,39%. O avanço das vendas na primeira quinzena de março se deve, em parte, ao reajuste dos preços da gasolina na refinaria pela Petrobras, que passou a valer a partir do dia 11 deste mês e melhorou a competitividade do biocombustível frente ao derivado do petróleo.
Os efeitos completos do reajuste, porém, devem ser mostrados no próximo boletim da Unica, já que os preços mais altos vigoraram durante poucos dias da primeira metade do mês. No acumulado da temporada 2021/22, que começou em abril do ano passado e vai até o fim de março, a venda total das empresas caiu 12,10% anualmente, a 26,05 bilhões de litros. A comercialização do etanol anidro subiu 7,27%, a 10,35 bilhões de litros, e a do hidratado recuou 21,45%, para 15,69 bilhões de litros.