Publicado em 18/03/2022 16h03

Impacto da guerra nos grãos é de curto e longo prazo

Alguns países, como o Egito, que importa a maior parte de seu trigo da Rússia.
Por: Leonardo Gottems

A invasão da Rússia e a guerra em curso na Ucrânia produziram um impacto imediato e provavelmente de longo prazo em todos os setores da agricultura global, disseram analistas do AgriBriefing, um grupo internacional de avaliação de preços e dados agrícolas, em um webinar recente no qual eles compartilharam perspectivas sobre como a crise na região do Mar Negro afetou todas as camadas da agricultura, desde os custos dos insumos até os preços pagos pelos consumidores.  

O maior impacto, concordaram os analistas, foi nos mercados globais de grãos e oleaginosas. Juntos, a Ucrânia e a Rússia fornecem quase 20% das exportações globais de milho e aproximadamente 30% das exportações globais de trigo. A Ucrânia sozinha era o maior fornecedor mundial de óleo de semente de girassol. Mas após a invasão de 24 de fevereiro, os portos da Ucrânia fecharam e a Rússia limitou suas exportações devido a sanções impostas e acesso restrito. A Ucrânia deve perder 12 milhões de toneladas de exportações, incluindo 5 milhões de toneladas de trigo, entre agora e setembro, disse Hémeline Marcet, analista de mercado da AgriBriefing.  

Alguns países, como o Egito, que importa a maior parte de seu trigo da Rússia, pararam completamente de comprar trigo no mercado mundial, indicando que os preços atuais estão se mostrando inacessíveis, disse Marcet. Outros países optaram por cortes no fornecimento de grãos, o que pode levar à redução da produção de produtos alimentícios no mercado, ou recorreram a ingredientes alternativos.  

 Nem a Rússia nem a Ucrânia são grandes exportadores de soja, mas sua redução nas exportações de grãos do Mar Negro pressionou ainda mais o mercado de soja, que já estava apertado devido às reduções de safras afetadas pela seca na América do Sul, um grande exportador de soja e produtos de soja. É uma situação semelhante para o mercado de óleo de semente de girassol. Marcet observou que os consumidores de produtos de sementes de girassol importados da Ucrânia tiveram que recorrer a suprimentos extremamente limitados de óleo de colza (canola) como alternativa.