Publicado em 16/03/2022 19h49

Inteligência artificial detecta doenças em hortaliças

O aplicativo utiliza um formulário ODK Collect.
Por: Leonardo Gottems

Doctor X Nabat é o nome de um aplicativo para detecção precoce de doenças e pragas em culturas hortícolas que foi desenvolvido por membros do grupo Vegetal Fenomic, pertencente à UB e Agrotecnio (centro CERCA ligado à Universidade de Lleida), juntamente com o Centro Internacional de Agricultura Biossalina (ICBA) em Dubai (Emirados Árabes Unidos).   

Esta ferramenta, destinada a agricultores e técnicos agrícolas, está disponível para telemóveis com sistema Android e computadores. O aplicativo utiliza um formulário ODK Collect e, por meio de uma fotografia fornecida ao usuário, é capaz de escanear os danos à planta e fornecer uma resposta efetiva com o tratamento adequado. Doctor X Nabat foi testado com culturas de tomate, pimenta e pepino do Egito, Tunísia e Emirados Árabes Unidos, e está sendo desenvolvido para outras culturas em áreas mediterrâneas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as perdas anuais de colheita devido a estresses bióticos, como secas e estiagens, variam entre 20 e 40%. Em tudo devemos aumentar os estresses abióticos que as culturas podem sofrer, como seca, salinidade ou deficiências nutricionais. Todos esses danos prejudicam os meios de subsistência rural, as economias nacionais e a segurança alimentar.

Por isso, Doctor X Nabat, fruto de um projeto de pesquisa conjunto de dois anos, tem focado em facilitar uma resposta prematura com o objetivo final de evitar perdas de safra e reduzir a necessidade de aplicações intensivas de fitossanitários. "A inteligência artificial oferece muitas possibilidades para a agricultura, e uma delas é a criação de aplicativos gratuitos como este, que colocamos à disposição dos agricultores para ajudá-los a combater suas perdas", explica o pesquisador principal do grupo Plant Phenomics, Josep Lluís Araus, professor do Departamento de Biologia Evolutiva, Ecologia e Ciências Ambientais da Faculdade de Biologia da UB.